Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

dificuldade em executar o código

Olá, sou iniciante e estou tendo bastante dificuldades. Achei o curso bem complicado para quem está iniciando. Mas enfim, a primeira dificuldade foi para baixar o GCC, mas (acho que) consegui. Porém, tentando executar o código no cmd está aparecendo o seguinte erro:

C:\linguagem C> gcc programa.c -o programa.exe
c:/mingw/bin/../lib/gcc/mingw32/6.3.0/../../../libmingw32.a(main.o):(.text.startup+0xa0): undefined reference to `WinMain@16'
collect2.exe: error: ld returned 1 exit status

Alguém pode me ajudar?

7 respostas

Oi, Juliana! Tudo bem?

Qual editor você utilizou?

Esse erro pode ter algumas causas:

• Uma opção é ver se o arquivo foi salvo, pode acontecer de não ter sido. Salva o arquivo novamente, fecha o arquivo e tenta compilar novamente.

• Uma outra opção é ver se na pasta que você salvou o arquivo existe algum arquivo Makefile (ou com extensão .mk)? Se tiver, exclui e compila o programa novamente.

Caso essas duas opções não funcione procuramos outras alternativas.

Aguardo retorno!

Bom dia!! Olá Juliana, usas o Mac? estou tendo o msm problema... GCC... não compila... estou estudando C#... e também C e C++ ... e não compila... como instalou o GCC?

Estou pensando em até msm trocar de plataforma, voltar para o Windows, passo mais tempo tendo problemas do que estudando... será msm necessário? Obrigado pela ajuda

• Help ALURA please, obg...

Olá, Maicon! Tudo bem?

Uma forma de utilizar o gcc no mac é pelo Xcode. Deixo um link aqui com um tutorial:

https://www.cyberciti.biz/faq/howto-apple-mac-os-x-install-gcc-compiler/

Dessa forma você conseguirá compilar e rodar o programa pela linha de comando.

Caso não funcione podemos encontrar outras alternativas.

Aguardo retorno!

Maicon, eu uso o windows mesmo.

Larissa, o editor que eu usei foi o sublime. Verifiquei as duas opções que você falou e tava tudo certinho...

Meu windows é 64bits, teria alguma diferença na instalação do MinGW? Você tem algum link de algum tutorial que possa me ajudar? Estou fazendo a instalação, mexendo nas variáveis de ambiente e mesmo assim não consigo compilar.

Depois de desinstalar e reinstalar várias vezes, cheguei em outro erro diferente:

C:\linguagem C>gcc programa.c -o gcc

C:\linguagem C>programa.exe 'programa.exe' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Consegue me ajudar? Se eu não conseguir instalar o gcc teria alguma outra alternativa pra eu dar seguimento ao curso? Desde já, obrigada. :)

Olá, Juliana! Tudo bem?

Uma sugestão para programar em C dentro do sistema operacional Windows é utilizar uma ferramenta chamada WSL. Essa ferramenta permite utilizar um terminal Linux dentro do Windows, sendo assim, você pode compilar e executar seus códigos nativamente no gcc como se estivessem em um ambiente mais parecido com o do instrutor.

A própria Microsoft oferece um tutorial de como instalar o sistema aqui. Eu recomendo instalar a distribuição Ubuntu e em seguida instalar o gcc com os seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt install gcc

Aguardo retorno.

Abraços!

Tentei baixar o Ubuntu, fui direcionada pra loja da microsoft. Instalei mas ao tentar executar aparece o seguinte erro: Installing, this may take a few minutes... WslRegisterDistribution failed with error: 0x8007019e The Windows Subsystem for Linux optional component is not enabled. Please enable it and try again. See https://aka.ms/wslinstall for details. Press any key to continue...

Acabei instalando o Visual Studio Community e agora estou conseguindo compilar e rodar em C. Gostaria de saber se tem algum problema ou se consigo dar continuidade ao curso usando o VS. Desde já, obrigada! :)

solução!

Olá, Juliana! Tudo bem?

Se estiver conseguindo compilar e rodar o programa pode continuar como está conseguindo. Não terá nenhum prejuízo.

Caso depois tenha interesse em instalar o Ubuntu esse erro parece ter sigo porque o WSL não foi habilitado no Windows.

As forma de fazer isso é:

• Através do PowerShell

Abrir o PowerShell, como administrador, e executar:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

Depois só reiniciar o computador.

• Via interface gráfica

No artigo abaixo tem um passo a passo sobre como habilitar:

https://medium.com/desenvolvendo-com-paixao/wsl-linux-nativo-no-windows-sem-vm-1cd6e352c995

Abraços!