Resumo da pergunta: Como proceder com a análise quando seu processo é feito de outros sub processos?
Utilizando a empresa em que atuo como exemplo para o exercício proposto, estou com grandes dificuldades em conseguir analisar os processos. Exemplo abaixo:
Em minha empresa atual temos - por exemplo - a área de Serviços e a área de Produção e uma das ligações entre elas é quando a área de serviços necessita de alguma solução elétrica/mecânica, fazendo essa requisição para a produção.
Serviços ---- Requisita peças -----> Produção
A produção, por sua vez, analisa a requisição, onde pode ter um dos dois resultados possíveis:
- Se já existir a peça requisitada: Passa a requisição para o Almoxarifado
- Se não existir: Dar-se inicio ao processo de manufatura.
Analisando dessa forma, parece um processo relativamente simples e intelectivo; porém na prática esse processo ocorre com muita burocracia, além dessa requisição ser formada por inúmeras "sub tarefas" definidas na área.
Sabendo disso, qual metodologia vocês utilizariam para analisar este processo? Estou pensando em dividir esse processo em todos seus sub componentes e analisar um-a-um.
Além disso, entendi que mesmo problemas intelectivos podem sofrer de baixa eficiência se estiver rodeado de problemas como atraso nas decisões e burocracia, fazendo com a metodologia ágil também possa nos ajudar neste caso, estou correto?
Obrigado pela sua atenção.