Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dificuldade em criar minha Missão, Visão e Propósito

A partir deste curso e outros conteúdos, tenho cada vez mais pensado na importância de estabelecer essas diretrizes para minha vida, mas tenho uma dificuldade muito grande em iniciar/realizar este trabalho. Já deve ser o terceiro curso que vejo a respeito, com propostas e formas de se realizar este processo, mas nenhum deles me conectou / motivou / orientou realmente de como realizar esse processo. Se tiverem mais sugestões, agradeceria muito.

2 respostas

Oi Leonardo,

Esse processo parece ser mais simples, mas quando a gente começa, percebe que nem sempre as respostas estão tão claras, não é mesmo?

Fica em paz que esse processo leva um tempo, quanto mais você olhar para dentro de si, ter clareza sobre as coisas que você gosta e que não gosta, reconhecer seus méritos e falhas, mais pode avançar no seu autoconhecimento.

Encontrei esse artigo que fala sobre essa questão, com exemplos e bem didático. Espero que seja útil, se não, me avisa aqui que buscamos outra alternativa para te apoiar, tudo bem? =)

solução!

Muito obrigado!!!! Muito bom artigo!!! Fica a sugestão de um curso focado nisso: Visão, Missão, Valores, Propósito de Vida e Planejamento Estratégico pra perseguir esses objetivos. Gostei muito desses trechos que me estabeleceram uma sequência:

"Quais são seus talentos? Relacione as atividades que você faz muito bem e adora fazer. Pode ser no âmbito profissional ou um hobby. Não precisam ser coisas que lhe tragam, neste momento, resultados financeiros. Apenas atividades que você faz de forma muito bem-feita. Como esses talentos podem ser úteis às pessoas? Descubra de que forma esses talentos podem ser usados para contribuir com algo útil às pessoas. Todo talento, por conceito, deve prover à humanidade um benefício ou uma utilidade especial. Quais talentos você tem colocado em prática diariamente? A pessoa que conhece seus talentos precisa colocá-los em prática pois dessa forma estará automaticamente fazendo com que esses talentos se transformem em seu propósito de vida, chegando assim mais facilmente a sua visão de futuro. Quando a pessoa reconhece seus talentos, acaba encontrando seu propósito de vida. E ao encontrá-lo, pode fazer com que seu propósito de vida se torne a sua profissão, a sua fonte de recursos financeiros. E terá atingido o ideal perseguido por muitas pessoas, que é fazer aquilo que gosta e ser bem-sucedido nisto. Além disso, ao encontrar o seu propósito de vida a pessoa acaba inconscientemente se comprometendo a colocar em prática esses talentos com a finalidade de influenciar positivamente a vida das pessoas. E assim, percebe que nenhum trabalho é árduo e que não será necessário muito esforço para alcançar tudo o que deseja."

Esse também: "Relaxe. Escrever uma declaração de missão pessoal pode parecer uma tarefa assustadora e intimidativa. Se uma “declaração de missão pessoal” soa muito pesado, chame-a de outra coisa: um guia, uma declaração de intenções, uma busca, a declaração de seus valores. Tome seu tempo. Tome um longo período, dias ou mesmo semanas, para ponderar sobre o que você quer para sua vida. Tente escrever um ou dois parágrafos longos. Não há um limite de palavras para a sua declaração. A declaração pode ser tão resumida ou tão detalhada quanto você queira. O importante é que ela seja clara e completa."

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software