2
respostas

Dificuldade de usar o programa PyCharm

Eu estou com dificuldade de usar o programa PyCharm, achei muito dificil por estar inglês, e a versão que o instrutor usa é diferente da que baixa no meu note, até agora eu não consegui programa usando ele, só estou assistindo os vídeos.

2 respostas

Oii, Vinicius! Tudo bem?

Compreendo, de fato é complicado mexer em um programa que não é na nossa lingua nativa, ne?! Mas não se preocupe, vou te ajudar com isso.

Para isso, acompanhe as etapas abaixo, vamos adicionar o idioma português nas configurações.

  • Abra o Pycharm;
  • Clique em File no canto superior esquerdo da tela;
  • Clique em Setting no Menu que será aberto;
  • Será aberta a janela de configurações, clique no campo de pesquisa no canto superior esquerdo;
  • Digite Natural Languages no campo de pesquisa
  • Aparecerá o resultado em uma janela na lateral, escrito Languages, clique no botão de +;
  • Por fim, localize o idioma Português (Brasil) e clique nele.

Para deixar os passos acima mais ilustrativo, veja o gif:

GIF capturando a tela do Pycharm, mostrando a execução dos passos ditos anteriormente para adicionar o idioma portugues ao mesmo.

Após realizar essas etapas, o Pycharm identificará o idioma Português e você pode seguir com suas aulas. Quanto a questão da versão, como altera coisas pontuais, não influenciará em sem uso.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, fico à disposição.

Bons estudos, Vinicius!

Olá, Vinicius!

Entendo que você esteja enfrentando dificuldades ao usar o PyCharm. Realmente, pode ser um pouco complicado no início, especialmente se você não está familiarizado com o idioma inglês. Mas não se preocupe, estou aqui para te ajudar!

Uma opção para facilitar o uso do PyCharm é alterar o idioma da interface para o português. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o PyCharm e vá em "File" (Arquivo) no menu superior.
  2. Selecione "Settings" (Configurações).
  3. Na caixa de pesquisa, digite "Keymap" (Mapeamento de teclas).
  4. Clique em "Keymap" nas opções que aparecem.
  5. Na seção "Keymap" (Mapeamento de teclas), selecione "Default for X" (Padrão para X), onde "X" é o sistema operacional que você está utilizando (por exemplo, Windows, macOS, Linux).
  6. Na parte inferior da janela, você encontrará a opção "Select Language" (Selecionar idioma). Clique nela.
  7. Selecione "Portuguese" (Português) na lista de idiomas disponíveis.
  8. Clique em "OK" para salvar as alterações.

Com essa configuração, a interface do PyCharm será exibida em português, o que pode facilitar o seu uso.

Quanto à versão do PyCharm, é importante garantir que você esteja utilizando a mesma versão (ou posterior) que o instrutor do curso. Caso contrário, algumas funcionalidades podem ser diferentes ou até mesmo indisponíveis. Recomendo verificar a versão utilizada pelo instrutor e fazer o download da mesma versão para o seu notebook.

Se você ainda não conseguiu programar usando o PyCharm, sugiro que você tente seguir os exemplos práticos apresentados nos vídeos do curso. Comece com exemplos simples e vá avançando gradualmente. À medida que você ganhar mais prática e familiaridade com o PyCharm, ficará mais fácil utilizá-lo para desenvolver seus próprios programas.

Além disso, você pode aproveitar o link que o instrutor disponibilizou para acessar o projeto atual do curso. Baixe o arquivo e abra-o no PyCharm para explorar o código e praticar. Essa é uma ótima maneira de colocar em prática o que você está aprendendo.

Espero que essas dicas te ajudem a superar as dificuldades e aproveitar ao máximo o PyCharm. Lembre-se de que a prática é fundamental para o aprendizado, então não desista! Estou aqui para te auxiliar no que for necessário.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software