4
respostas

Dificuldade com text animators

Bom dia pessoal!

Como eu já havia mencionado em uma dúvida anterior, o text animator não ficou muito claro pra mim até aqui. Achei a ferramenta poderosíssima e cheia de possibilidades, portanto complexa e pouco intuitiva. Senti falta de um vídeo explicando como fazer estes exercícios, assim como tínhamos no curso de "After Effects I".

Como não consegui entender a linha de raciocínio apenas abrindo o projeto que está disponível para download, pesquisei na internet por vídeos tutoriais e achei um que apesar de estar em inglês me ajudou a entender um pouco melhor como funciona o text animator.

Então tentei realizar o exercício número 1, do texto "caindo". Segundo este método que eu vi num tutorial fora da Alura, eu criei um text animator só para ser a posição inicial do meu texto, lá no topo, fora da área de visualização, e não animei este text animator. Criei um outro text animator e aí sim coloquei keyframes neste para dizer onde eu queria que o texto "caísse".

Ou seja, no final das contas eu consegui animar a posição do texto para que cada letra caísse uma de cada vez. A minha dificuldade está no Scale. Não estou conseguindo animar o Scale para que cada letra, ao cair, se achate, e ao levantar se estique antes de voltar pra sua escala original. Até cheguei em resultados próximos ao do exercício proposto aqui na atividade da Alura, mas nenhum que fosse realmente satisfatório.

Att,

4 respostas

Bom dia Mateus blz.

Cara, sua observação é pertinente, a ferramenta de texto é bem ampla na verdade, e exige muita criativadade para alcançar alguns resultados. Ai a abordagem no momento de ensinar é bem simples e a criatividade é quem eleva a força da ferramenta.

Eu vou indicar a criação de alguns alura mais com este tema, para ter pequenos drops mostrando esses exemplos e ideias de uso da ferramenta texto.

Com relação ao que você esta tentando criar. Você poderia enviar um vídeo de como ficou o resultado da animação, assim eu consigo te explicar, ou até mesmo fazer um vídeo rápido lhe explicando o que você pode fazer para chegar no resultado desejado ^^

Nós agradecemos o seu feedback, =D o objetivo é receber essas críticas mesmo para continuarmos melhorando.

Nossa, um curso inteiramente dedicado a text animators aqui na Alura seria incrível.

Não sei se estou falando besteira, mas pelo pouco que pude ver da ferramente ela parece ter conteúdo suficiente para preencher um curso inteiro.

Enfim, segue o link do vídeo conforme solicitado:

https://youtu.be/nhIUQ4BYGY4

Como você pode observar, eu consegui fazer as letras caindo uma por uma, mas faltou o Scale delas achatando ao cair e esticando ao levantar e depois voltando ao Scale original. O mais perto que eu cheguei disso foi um "efeito de onda" na palavra toda, mas não letra por letra como no position.

Obs: dei play e depois fui andando com a agulha frame a frame pra ficar claro o resultado.

Att,

Olá =D

Você já pegou o espirito da animação do texto. A ideia é se acostumar mais ainda com os range selectors.

O que você pode fazer é criar mais um animador para o texto com a escala, e trabalhar o range selector para passar exatamente nas letras no momento em que ela encostar no chão, assim vocÊ faz com que a letra receba o efeito de escala, e depois remova o efeito de escala dando a impressão de batida.

Também fiz um pequeno vídeo para conseguir explicar melhor, por que tem coisinhas muito pequenas nesses parametros =D

video

Espero que ajude man, um abraço e bons estudos 8D

Luiz, muito obrigado!

Segui seu "passo a passo" e deu certo. Esse método que você passou me parece bem mais trabalhoso, tive que animar praticamente frame a frame, mas funcionou! Não vou mentir, ainda vou precisar praticar muito pro funcionamento dessa ferramenta entrar na minha cabeça. Bacana ver também o funcionamento do "Start" e do "End". Até agora só tinha visto aqui no curso e mesmo nos tutoriais aí a fora a animação sendo feita através do offset.

Att,