3
respostas

Dificuldade com o banco de dados

Bom dia. Curso de Rest com NodeJS: API com Express e MySQL Por eu esta usando o linux, eu não consegui instalar na maquina o aplicativo do mysql que parece ser nativo do windows (correto?), por esse motivo tentei configurar o Beekeeper Studio ,mais não consigo fazer a aplicação comunicar com o banco. No terminal eu instalei o mysql server e o cliente normalmente ( para testar pelo terninal eu consegui acessar ao banco e ate criei uma database para testar, mais no curso nao ensina se tem como eu fazer a aplicação comunicar somente com o mysql do terminal, ela instala o app do mysql na maquina mas no linux eu não consegui instalar por isso tentei pelo Beekeeper studio. No terminal node fica apresentando um erro direto :

[nodemon] restarting due to changes...
[nodemon] starting `node index.js`
Error: connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:3307
    at TCPConnectWrap.afterConnect [as oncomplete] (net.js:1159:16)
    --------------------
    at Protocol._enqueue (/home/lucio/Documentos/Node.js-com-Express/node_modules/mysql/lib/protocol/Protocol.js:144:48)
    at Protocol.handshake (/home/lucio/Documentos/Node.js-com-Express/node_modules/mysql/lib/protocol/Protocol.js:51:23)
    at Connection.connect (/home/lucio/Documentos/Node.js-com-Express/node_modules/mysql/lib/Connection.js:116:18)
    at Object.<anonymous> (/home/lucio/Documentos/Node.js-com-Express/index.js:6:9)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:1085:14)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:1114:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:950:32)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:790:12)
    at Function.executeUserEntryPoint [as runMain] (internal/modules/run_main.js:76:12)
    at internal/main/run_main_module.js:17:47 {
  errno: -111,
  code: 'ECONNREFUSED',
  syscall: 'connect',
  address: '127.0.0.1',
  port: 3307,
  fatal: true
}
[nodemon] clean exit - waiting for changes before restart

Já conferi o código da aplicação varias vezes e esta tudo correto. Alguem pode me ajudar a resolver por favor?

3 respostas

Oi Lucio, tudo bem? Sim, deve conectar sim igual você pelo terminal e pelo Beekeeper, o problema que você está tento ao meu ver é mais simples do que parece, ele tá falhando para conectar no seu MySQL, por que o endereço do MySQL está incorreto, olha só a mensagem: connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:3307. A parte que importa aqui é connect **REFUSED 127.0.0.1:3307.

Se você não fez nenhuma configuração especial de que porta o MySQL deveria usar para receber conexões, então por padrão o MySQL espera conexões na porta 3306 e no endereço mostrado na mensagem, ele tá tentando conectar na porta 3307, onde não tem o MySQL. Então dá uma olhada no código onde conecta no banco de dados se a porta tá configurada para 3307 e muda para 3306, deve funcionar.

Fico no aguardo, bons estudos!

Minha pergunta foi dia 01 de janeiro. Desculpa ,mas nem me lembro mais como resolvi. Achei que a equipa Alura me responderia rápido ,ja que comprei o pacote completo de estudo.Dividi de 12x mas me descepscionei com o suporte. Me desculpa a franqueza . Agora para não perder meu investimento estou garimpando os cursos que me interessam e professores que tem melhor didática. Perdão porque você não é professor do curso que fiz,mas a professora em questão sequer respondeu minha pergunta e tem perguntas nesse forum de 4 anos atraz se não me engano ate mais...sem resposta.Fiquei impressionado. Alura faz tanta propagandoa que eu achei que estava comprando o melhor. Desculpa o desabafo!!

Oi Lucio, fica tranquilo, não tem problema nenhum expor como você se sente sobre o material que você comprou, acho justo seu ponto e você tem razão. Inclusive, desculpe a demora em te responder de volta. Eu estou aqui justamente para ajudar nessa questão, para que as perguntas não demorem tanto tempo para serem solucionadas, espero que em uma próxima experiência aqui no fórum, eu consiga te ajudar mais rapidamente.

Aceite minhas desculpas, espero poder ajudar em algo mais nas próximas vezes. Bons estudos, abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software