É possível fazer o curso sem utilizar esses notebooks online? Pode ser trabalhado diretamente no R Studio?
É possível fazer o curso sem utilizar esses notebooks online? Pode ser trabalhado diretamente no R Studio?
Também gostaria de saber.
Está muito diferente o ambiente quando ele gravou o video.
Realmente está muito diferente.
Estou fazendo pelo R Studio e está dando certo. No entanto, não é tão separado quanto os notebooks. Eu geralmente faço as anotações pelas hashtags por lá. Acho que se vocês tentarem, é possível instalar o Jupyter Lab pelo Pycharm (que é o programa utilizado geralmente pra linguagem em Python), só não sei se a linguagem consegue se adaptar ao R (eu abri por lá só para pegar os vetores que tinham muitos dados e copiei no R Studio) Uma vez baixado o pycharm, é só ir direto no terminal e utilizar os seguintes códigos:
pip install jupyterlab jupyter-lab
ou
pip install notebook jupyter notebook
Uma vez instalados e executados, vão aparecer os links nesse terminal e é só escolher onde abrir. Depois de abrir, é só fazer o upload dos arquivos por lá Segue o link com mais detalhes da instalação do Jupyter: https://jupyter.org/install
Utilizar o RStudio é bem simples, mas como o Higor comentou não fica tão segmentado. Um exemplo do código:
library()
help(select) #Forma padrão de ajuda
?select # Forma alternativa de ajuda
head(dados, 5) #Funciona como um Limit do SQL
# ordenação das colunas utilizando dplyr
# O último parâmetro é a variável usada para organização
arrange(
unique(
select(dados, `Anos de Estudo`)),
`Anos de Estudo`)
# Hierarquização em linha e não em coluna
c(arrange(
unique(
select(dados, `Anos de Estudo`)),
`Anos de Estudo`))
sprintf('De %s até %s anos',
min(dados$Idade),
max(dados$Idade))
sprintf('De %s até %s anos',
min(dados$Altura),
max(dados$Altura))
Tá dando certo no R Studio, mas com esses detalhes aí. A saída que encontrei foi criar um projeto dentro do R Studio e, à medida em que vou acompanhando a aula, vou (re)criando o script da aula em um arquivo meu, utilizando "#" para os comentários de passo-a-passo. Mas para quem nunca trabalhou com R antes, pode ser mais complicado...