Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

dificuldade com if e else

Boa Tarde, tenho uma dúvida que provavelmente é extremamente simples. Nas partes teóricas da aula eu consegui entender sem problemas, mas a prática tem me travado um pouco, eu estava fazendo a atividade que diz ao usuário "bom final de semana" ou "Boa semana" e realmente não consegui aplicar de fato o que entendi. esse é o código que não deu certo:

let Diadasemana = prompt('Qual é o dia da semana?'); let sabado = 'bomfinaldesemana'; let domingo = 'bomfinaldesemana'; let segunda = 'Boa Semana'; if(Diadasemana = sabado ) { alert('Bom final de semana')

if(Diadasemana = domingo) alert('Bom final de semana') } else(Diadasemana = segunda ) alert('Boa Semana')

4 respostas
solução!

Olá, refiz aqui uma correção acho que agora fica melhor para tirar sua duvida.

let diaSemana = prompt('Qual o dia da semana ?')

if (diaSemana == 'sabado' || diaSemana == 'domingo'){
    alert('Bom fim de semana');
}
else{
    alert('Boa semana');
}

Usei o operador OU representado por || para quando o usuario inserir sábado ou domingo. os demais dias ele entra no else e da boa semana.

Olá, estava vendo o código que o colega fez (inclusive no meu exercício eu fiz igual). Porém, só tem um detalhe, caso o usuário entre com qualquer palavra diferente de sabado ou domingo, vai responder "Boa Semana". Nesse caso, no "ELSE", seria interessante fixar os dias restantes.

Boa observação, fiz uma modificação pra incluir a semana e assim caso o usuário coloque alguma entrada invalida ele não retorna boa semana.

let diaSemana = prompt('Qual o dia da semana ?')

let semana = ['segunda', 'terca', 'quarta', 'quinta', 'sexta']

if (diaSemana == 'sabado' || diaSemana == 'domingo'){
    alert('Bom fim de semana');
}

else if (semana.includes(diaSemana)){
    alert('Boa semana');
}

else{
    alert('Dia invalido');
}

Legal, com essa lista "semana" restringe possível entrada de palavras inválidas.