1
resposta

Dificuldade com as aulas

Achei muito mal explicado as coisas no curso, nao mostra o passo a passo, e nem uma explicacao de como fazer pra quem esta usando um sistema diferente do professor

1 resposta

Olá, Rayane.

Tudo bem?

A aula está mostrando como gerar chaves SSH e como usá-las para se conectar a uma instância do Google Cloud. O professor menciona que o processo é um pouco diferente dependendo do sistema operacional que você está usando, mas ele não entra em detalhes sobre como fazer isso em cada um.

Aqui está um passo a passo geral que pode ajudar:

  1. Geração da chave SSH: No Linux e no Mac, você pode usar o comando ssh-keygen no terminal para gerar um par de chaves. No Windows, você pode usar um programa chamado PuTTYgen.

  2. Depois de gerar as chaves, você terá duas: a chave privada (que deve ser mantida em segredo) e a chave pública (que você pode compartilhar).

  3. No Google Cloud, vá para a página de detalhes da sua instância e clique em "Editar". Role para baixo até a seção "SSH Keys" e clique em "Show and edit". Cole sua chave pública aqui.

  4. Depois de adicionar a chave, você precisará ajustar as permissões da sua chave privada. No terminal, você pode fazer isso com o comando chmod 400 [nome da sua chave privada]. Isso torna a chave somente leitura para o dono do arquivo.

  5. Agora você pode se conectar à sua instância usando o comando ssh -i [nome da sua chave privada] [nome do usuário]@[IP da instância].

Espero que isso esclareça um pouco mais o processo para você. Se você estiver usando um sistema operacional diferente do que o professor está usando na aula, pode ser útil procurar tutoriais específicos para o seu sistema operacional sobre como gerar e usar chaves SSH.

  • De todo modo eu vou passar o seu feedback para a equipe de conteúdo para eles melhorarem a didádica dessa aula e o material.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software