1
resposta

Dificuldade com a tradução do codgo

Estou sentindo bastante dificuldade de acompanhar o racíocineo do professor, talvez, por ele estar acostumado a falar com que tem alguma noção de programação. Eu iniciei esse curso sem noção nenhuma e estou me dedicando muito as vezes vendo o mesmo vídeo varias vezes. Sinto falta de uma explicação do tipo: escrevendo esse código dessa forma é o mesmo que executar uma conta assim. E demonstrar como uma tradução. Um exemplo é este códgo:

public class TestaSomatoria {

public static void main(String[] args) {

int contador = 0;
    int total = 0;

while(contador <= 10) {

total += contador;
        contador++;
    }

System.out.println(total);

}

} eu entendi o calculo mas não consigo ver a operação no código. Percebo que o professor tem muito propriedade sobre o conteúdo. Na verdade eu por estar começando agora é que não consigo acompanhar o pensamento rapido dele

1 resposta

Olá Fabiana, Neste código em especial, tente acrescentar um System.out.println(contador); dentro do escopo while. Com isso você verá a incrementação da variável contador ocorrendo em cada iteração. Você pode colocar diversos System.out.println com o objetivo de entender o comportamento das partes que o programa está executando. Um exemplo seria:

public static void main(String[] args) {
    System.out.println("parte 0");
    int contador = 0;
    int total = 0;

while(contador <= 10) {
    System.out.println("parte 1");
    System.out.println(total);
    System.out.println(contador);
        total += contador;
        contador++;
    }
    System.out.println("parte2");