9
respostas

Dificuldade

Olá professor,

Infelizmente vou acompanhar por partes suas aulas pq estou a 3 horas tentando rodar a aplicação no eclipse e nada.

Fiz a instalação do tomcat, rodei mas dava erro no eclipse, ai parei e vi nos tutoriais e consegui corrigir.

Agora o servidor sobe mas não consigo vincular o diretório nem a pau, o erro que dá: there are no resources that can be added or removed form the server

Tentei como admin, tentei como usuário e nada.

Se souber alguma forma me explica por favoorrr

Obrigado

9 respostas

Olá Cézar,

Vamos tentar rever alguns passos, a aplicação está configurada para acessar o banco casadocodigo com usuário root e senha vazia. Você chegou a configurar esse banco?

Se o usuário e senha de acesso forem diferente dos especificados será necessário trocar o método dataSource da classe JPAConfiguration.

Além disso é necessário estar configurado o Java 8, tente ver se em JRE System Library a opção presente é do Java 8. Feito isso, tente arrastar o projeto para o Tomcat. Aparece alguma mensagem de log?

Com relação a aba Problems, você pode ignorar o resultado, seria que o Eclipse não consegue reconhecer algumas expression languages que usamos na JSP.

Obrigado Rafael pela rápida resposta.

Coloquei a senha root do mysql na classe JPAConfiguration conforme citou (senha = q1w2e3r4t5)

public DataSource dataSource() { DriverManagerDataSource dataSource = new DriverManagerDataSource(); dataSource.setUsername("root"); dataSource.setPassword("q1w2e3r4t5"); dataSource.setUrl("jdbc:mysql://localhost:3306/casadocodigo"); dataSource.setDriverClassName("com.mysql.jdbc.Driver");

return dataSource;

No JRE System Library está tudo como C:\Program Files\Java\jre1.8.0_171\

Tentei rodar com tomcat 7, 8 e 9 e nenhum funcionou.

Quando eu abro a aba "Servers" encontro os dois servers que adicionei : Tomcat v7.0 Server at localhost Tomcat v8.0 Server at localhost

Os dois encontram-se parados, nesse instante clico no projeto "casadocódigo" e arrasto ele para o servidor acima, por exemplo "Tomcat v8.0 Server at localhost" mas ele fica com o ícone que não é possível adicionar, como se fosse arrastar um diretório para uma URL por exemplo, é algo proibido.

Se quiser conversar por algum canal ou que eu mande algum vídeo mais detalhado ou foto basta me informar um e-mail por favor.

Obrigado pela ajuda!

Olá Cezar,

Um dos motivos que podem ocorrer para o tomcat não adicionar o projeto seria pelo fato de não estar configurado como Dynamic Web Module, por padrão já deveria estar, mas tente fazer o seguinte.

Com o botão direito do mouse, clique no projeto e vá até a aba Properties, deverá ser a última opção. Procure pela opção Project Facets e verifique se a opção Dynamic Web Project está selecionada.

Abs

Rafael,

Vi nos fóruns sobre o Dynamic Web Project mas como não sabia se era isso preferi falar contigo.

Mas abrindo aqui pelas instruções não encontrei esse recurso.

Eu instalo pelo Marketplace?

Olá Cézar,

Essa função deverá aparecer na opção Project Facets, depois de clicarmos com o botão direito do mouse e escolher properties, não sendo necessário ir até o marketplace.

Estou colocando uma foto abaixo para referência, na imagem da foto, a opção Dynamic Web Module é a primeira opção "tickada".

Abs

Mas veja só como aparece pra mim professor: https://prnt.sc/jc62gu

Abs

Olá Cézar,

Uma dúvida,você chegou a importar o projeto com a opção Existing Maven Projects? Deveríamos ter todas as dependências baixadas do projeto. Tente só rever se na hora da importação você chegou a selecionar o arquivo pom.xml do projeto da casadocodigo.

Abs

Removi tudo, criei tudo novamente e nada!

Tomei cuidado no momento de importar e mesmo assim ficou daquela forma que mandei no print.

Deixamos assim, o que quero aproveitar é a parte da AWS, isso já estou pegando legal, o java não me interessa tanto até.

Obrigado pela força Rafael, seria bom testar de repente para o pessoal que vai focar total no curso e em todos os quesitos.

Abraço!

Olá,

Outro aluno gostaria de compartilhar a opinião dele sobre sua dificuldade, Cezar. Irei colocar aqui o tópico que ele criou para lhe responder. Caso for responde-lo, favor faze-lo nesta nova thread:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-consigo-postar-diretamente-na-duvida-topico-dificuldade-68743

Obrigado!