Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Diferentes versões rodando na mesma maquina

Olá, tenho algumas aplicações em python na versão 3.4.4 , sei que entre versões existem algumas diferenças a considerar, mas gostaria de saber se posso ter as duas versões instaladas na mesma maquina e controlar em qual quero trabalhar sem que prejudique algo que já está funcionando. Obrigado desde já.

4 respostas

Pode sim, eu mesmo tenho ambos e você escolhe qual rodar.

Boa noite Leonardo se sua dúvida são sobre as versões 2 e 3, eu fiz uma aplicação utilizando o Raspberry com o sistema Raspbian que é baseado no debian, e consegui rodar 2 aplicações diferentes rodando simultaneamente tanto no python 2 quanto no python 3, precisei utilizar as 2 versões pois tinha uma aplicação que precisava da biblioteca opencv, e para instalar no python 2 é muito mais fácil que no python 3, e no python 3 rodei uma aplicação em web utilizando flask, e consegui rodar a aplicação na web utilizando o python 3 e a câmera no python2 ao mesmo tempo sem problemas, não sei se encaixa este exemplo na sua dúvida.

solução!

A forma mais simples de se fazer isso é ter, sim, ambas as versões do python instaladas e usar o virtualenv para criar ambientes isolados para cada projeto. Com o virtualenv é possível criar cópias da instalação do python (você escolhe a versão) e instalar para cada cópia as depedências necessárias, sem interferir na instalação dos pythons no sistema operacional.

Para o seu caso, você poderia criar dois ambientes virtuais. Um usando o python 2 e outro usando o python 3. Os programas que gostaria de executar iriam executar com a versão do python e as dependências instaladas nos respectivos ambientes virtuais.

Boa noite pessoal, muito obrigado. Valeu pelo exemplo Lucas, minha situação está relacionada também a bibliotecas inclusive o opencv, ajudou muito. Obrigado pela dica da ferramenta Thiago, vai ser de bastante ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software