Um dos pontos que mais me fez refletir foi a importância de separar os fatos das interpretações e aprender a expressar sentimentos de forma adequada.
Passei por uma situação no trabalho que hoje consigo enxergar de outra maneira. Tenho algumas dificuldades relacionadas à atenção e, em determinados momentos, colegas faziam brincadeiras sobre isso. Com o tempo, esses comentários passaram a me incomodar e me magoar. Em uma ocasião, acabei reagindo de forma impulsiva durante uma discussão e a situação se tornou maior do que deveria. Posteriormente, conversei com a pessoa envolvida, pedi desculpas pela minha reação e também expliquei como aqueles comentários me afetavam.
O diálogo ajudou a resolver o conflito, mas fiquei refletindo sobre como a situação poderia ter sido conduzida de forma diferente se eu tivesse conseguido expressar meus sentimentos e necessidades antes de chegar ao limite. O curso de Comunicação Não Violenta está me ajudado justamente a desenvolver essa habilidade: compreender melhor minhas emoções, comunicar desconfortos de maneira respeitosa e buscar soluções por meio do diálogo, sem deixar que a mágoa se acumule até se transformar em conflito.
Essa experiência me mostrou que, muitas vezes, não controlamos o comportamento dos outros, mas podemos aprender a lidar melhor com nossas emoções e a nos comunicar de forma mais clara e consciente.