Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Diferenciar o que pensamos da realidade.

Um dos pontos que mais me fez refletir foi a importância de separar os fatos das interpretações e aprender a expressar sentimentos de forma adequada.

Passei por uma situação no trabalho que hoje consigo enxergar de outra maneira. Tenho algumas dificuldades relacionadas à atenção e, em determinados momentos, colegas faziam brincadeiras sobre isso. Com o tempo, esses comentários passaram a me incomodar e me magoar. Em uma ocasião, acabei reagindo de forma impulsiva durante uma discussão e a situação se tornou maior do que deveria. Posteriormente, conversei com a pessoa envolvida, pedi desculpas pela minha reação e também expliquei como aqueles comentários me afetavam.

O diálogo ajudou a resolver o conflito, mas fiquei refletindo sobre como a situação poderia ter sido conduzida de forma diferente se eu tivesse conseguido expressar meus sentimentos e necessidades antes de chegar ao limite. O curso de Comunicação Não Violenta está me ajudado justamente a desenvolver essa habilidade: compreender melhor minhas emoções, comunicar desconfortos de maneira respeitosa e buscar soluções por meio do diálogo, sem deixar que a mágoa se acumule até se transformar em conflito.

Essa experiência me mostrou que, muitas vezes, não controlamos o comportamento dos outros, mas podemos aprender a lidar melhor com nossas emoções e a nos comunicar de forma mais clara e consciente.

1 resposta

Oi, Marcos. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre como separar os fatos das interpretações e aprender a expressar sentimentos de forma adequada demonstra um crescimento genuíno. A situação que você vivenciou com os colegas e suas brincadeiras sobre sua dificuldade de atenção é exatamente o tipo de experiência onde a comunicação não violenta se mostra transformadora. Você conseguiu identificar que reagiu de forma impulsiva, conversou após a situação e agora compreende como poderia ter se comunicado de maneira mais clara e respeitosa antes de atingir o limite emocional.

O que você descreveu reflete bem a diferença entre fato e interpretação. O fato era que colegas faziam comentários sobre sua atenção, mas sua interpretação, baseada em experiências anteriores, era de que isso significava desrespeito ou falta de consideração. Ao conseguir expressar seus sentimentos e necessidades antes do acúmulo de mágoa, você cria oportunidades para diálogos construtivos que evitam conflitos desnecessários.

Considerando essa evolução, como você se sentiria ao aplicar a comunicação não violenta proativamente na próxima situação que surgir no trabalho?

Parabéns por compartilhar essa jornada de autoconhecimento. Continue refletindo e trazendo suas experiências para o fórum, ele está à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!