Meu código e do instrutor ficaram bem parecidos, contudo não criei uma função para bloquear o desenho sobre a área de paleta de cores, mas sim, bloqueei o desenho sobre toda a linha da paleta, conforme orientação prévia do exercício. Para isso, usei diretamente y > tamanhoQuadrados dentro da função que executa o desenho na tela como condição para permitir o desenho. Segue código para avaliação:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((desenha) && (y > tamanhoQuadrados)) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function selecionaCor(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(y > yQuadrados && y <tamanhoQuadrados) {
if((x >= xVermelho) && (x < xVermelho + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'red';
}
if((x >= xVerde) && (x < xVerde + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'green';
}
if((x >= xAzul) && (x < xAzul + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'blue';
}
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'gray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = selecionaCor;
</script>