Gostaria de entender melhor as diferenças entre o modelo conceitual, físico, lógico e o diagrama em si. Poderiam me explicar mais detalhadamente cada um?
Gostaria de entender melhor as diferenças entre o modelo conceitual, físico, lógico e o diagrama em si. Poderiam me explicar mais detalhadamente cada um?
Oi, Marilia! Tudo certo?
A sigla MER vem de Modelo Entidade-Relacionamento, que é uma maneira de descrever objetos do mundo real com vistas a facilitar a construção de um futuro banco de dados.
A modelagem desses objetos é feita a partir do DER (que significa Diagrama Entidade-Relacionamento) e pode ser separada em três etapas: conceitual, lógica e física.
O modelo conceitual é uma representação abstrata dos dados, que busca detalhar as necessidades do usuário e as regras de negócio. Ele é independente de qualquer tecnologia ou sistema de gerenciamento de banco de dados.
Nesse modelo, a ideia é representar graficamente "objetos", suas "propriedades" e "ações", por meio de entidades, atributos e relacionamentos, respectivamente. Para isso, usamos figuras como retângulos e losangos.
O modelo lógico, por sua vez, é uma representação mais detalhada do modelo conceitual, que busca descrever como os dados serão armazenados no banco de dados. Ele identifica as entidades, os atributos, as chaves primárias e estrangeiras, e os relacionamentos entre as entidades.
Ao invés de trabalhar com diferentes tipos de figuras geométricas, na diagramação de modelos lógicos usamos apenas retângulos, os quais se assemelham à estrutura de uma tabela (com cabeçalho e campos).
Por fim, o modelo físico é a representação mais próxima do banco de dados real, considerando as características específicas do sistema de gerenciamento de banco de dados que será utilizado. Ele descreve como os dados serão armazenados fisicamente, incluindo detalhes como o tipo de dado, tamanho, índices, entre outros.
Da mesma maneira, os diagramas referentes ao modelo físico também possuem uma organização visual semelhante a de uma tabela.
Marilia, espero ter ajudado! Conforme ampliamos o nosso contato com a modelagem de banco de dados, esses conceitos e estruturas tendem a ficar menos abstratos!
Qualquer dúvida, estou por aqui.
Abraço.