Pessoal, ainda tô com dúvida na diferença de Set para Dicionário. A fomra de chamar, por meio de chaves é a mesma e isso me deixou confuso. Quando devo usar um ou outro? Teriam alguns exemplos que podem me ajudar por favor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, ainda tô com dúvida na diferença de Set para Dicionário. A fomra de chamar, por meio de chaves é a mesma e isso me deixou confuso. Quando devo usar um ou outro? Teriam alguns exemplos que podem me ajudar por favor?
Olá! O dicionário é uma estrutura que armazena informações em pares de chave e valor. Já o set é uma estrutura que representa um conjunto de elementos únicos. O dicionário é usado para armazenar informações que podem ser acessadas por chaves únicas. O set é mais comum em operações matemáticas com conjuntos. Os sets são menos usados que os dicionários. Para exemplificar o uso de um dicionário, imagine um restaurante com várias comandas de clientes. Para exemplificar o uso de um set, imagine um conjunto de números sem elementos repetidos. Código:
# exemplo de uso de dicionário
# temos um restaurante com comandas
# cada comanda contém pedidos de determinados clientes
# para facilitar e não termos que criar uma variável para cada comanda em uso
# podemos utilizar um dicionário, onde a chave é o código da comanda
# e o valor é uma lista com o que o cliente pediu
comandas = {
1: ['macarrão', 'refrigerante', 'salada', 'ovo frito'],
2: ['pizza', 'bolo', 'suco natural']
}
# desta forma, podemos acessar as comandas separadamente
print(comandas[1]) # mostra pedidos da comanda número 1
print(comandas[2]) # mostra pedidos da comanda número 2
# exemplo de uso de set
# um set representa um conjunto de elementos únicos, não possuindo chaves e valores associados
conjunto_de_numeros = {1, 2, 3, 4, 4, 4}
print(conjunto_de_numeros) # note que valores repetidos são descartados por se tratar de um conjunto