Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Diferença pra programar em Android e IOS?

Gente após esse tópico falando sobre o Cupertino fiquei em dúvida, tipo quando quero programar para ambas as plataformas eu tenho que criar dois códigos, um usando o MaterialApp e outro usando Cupertino ou um código irá funcionar perfeitamente para os dois sistemas operacionais?

1 resposta
solução!

Fala Ygor, tudo bom!

Na verdade não! Você pode criar um código só e tudo vai funcionar igual, mesmo que você use só o Material ou só o Cupertino. Pois eles são elementos visuais.

As maiores diferenças vêm beeeem mais na frente, na hora de fazer o deploy na loja, onde você precisa fazer um build para cada plataforma, e os passos são diferentes. Mas as questões visuais, ainda assim, continuarão funcionando.

Mas fica o alerta, que eu já tive que lançar um aplicativo na AppStore, e a Apple pode rejeitar seu app se você ele estiver "com muita cara de Android". Tanto a Google quanto a Apple têm guias de estilo, e às vezes a gente pode cair na armadilha de usar apenas um deles e o app ficar com aquela carona de Android/Apple.

Algumas soluções são:

  1. Justamente usar um código hibrido que, com a ajuda da dependencia device_info, faz com que os Widgets variem para que a aparência se adapte conforme a plataforma. Essa solução seria menos do que fazer dois códigos, mas daria algum trabalho a mais sim.
  2. Outra seria fazer um app que foge de quaisquer padrão, e segue seu próprio estilo de design. Um famoso que segue essa estratégia é o da NuBank.

Já a Google não parece ligar muito para isso.

Isso é tudo só sobre aparência, mas um código feito todo com Material roda sim no iOS. Salvo raríssimas exceções que podem ser resolvidas com o device_info.


No mais é isso, espero ter ajudado, e qualquer coisas estamos por aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software