1
resposta

diferença no loss e acuracia

quando realizei o treinamento da minha rede neural, percebi que estava treinando ela com menos da metade dos dados treinados pela instrutora. Quando avaliei meu modelo ele apresentou um loss de 56 e uma acuracia de 91%, gostaria de saber se o loss elevado com a acuracia elevada seria um indicador de overfit e se esse loss elevado seria causado por que estou treinando com 'poucos dados', caso seja esse o problema, como eu arrumaria meu modelo?

ps: no momento que treino ate a 10 geraçao o meu modelo apresenta um loss mt baixo.

1 resposta

Oi, Pedro, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Primeiramente, é importante entender que a acurácia e o loss são duas métricas diferentes. A acurácia é uma medida de quão frequentemente o modelo faz a previsão correta, enquanto o loss é uma medida de quão longe as previsões do modelo estão do valor real.

Um loss elevado com uma acurácia alta pode indicar overfitting. Overfitting ocorre quando o modelo é ótimo em prever os dados de treinamento, mas não tão bom em prever dados novos, desconhecidos. Isso pode ser causado por um modelo muito complexo ou por treinar com 'poucos dados', como você sugeriu.

Um loss elevado, pode ocorrer quando seu modelo tem dificuldades em aprender com os dados. Isso pode ser causado por várias razões, incluindo a qualidade dos dados, a arquitetura do modelo, ou os hiperparâmetros escolhidos. Para melhorar o seu modelo, você pode tentar algumas coisas:

  • Aumentar a quantidade de dados: se você tem acesso a mais dados, treinar com mais dados pode ajudar o seu modelo a aprender melhor.
  • Ajustar a arquitetura do modelo: experimente alterar a quantidade de camadas ou neurônios na sua rede neural. Às vezes, um modelo mais simples ou mais complexo pode funcionar melhor.
  • Ajustar os hiperparâmetros: experimente diferentes taxas de aprendizado, funções de ativação, ou outros hiperparâmetros.
  • Regularização: adicionar regularização (como dropout ou regularização L1/L2) pode ajudar a prevenir overfitting.

Lembre-se que essas são apenas sugestões e que a melhor solução pode variar dependendo do seu problema específico.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software