3
respostas

Diferença instalação docker-compose

Teria alguma diferença entre rodar os comando mostrados na task https://cursos.alura.com.br/course/docker-e-docker-compose/task/29559 ou rodar apenas o

sudo apt install docker-compose
3 respostas

Olá Antônio, tudo bem? Nesse caso sim, note que o docker-compose é uma ferramenta que trabalha junto com o Docker, é tanto que na própria documentação do docker-compose ele nos indica realizar primeiro a instalação do Docker Engine e só depois iniciar o processo de instalação do docker-compose, que é simplesmente realizar o dos binários e depois fornecer a permissão adequada, como você pode ver na documentação do docker-compose.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Acho que não fui muito claro na minha dúvida. Porque pelo que eu entendi da sua resposta, teria diferença entre os comandos, porém fiz o teste em uma máquina linux que possuo e funcionou perfeitamente utilizando o comando:

sudo apt install docker-compose

Não sei se foi por coincidência ou se realmente pode se utilizar este, até porque sua sintaxe é bem mais enxuta.

Agradeço a atenção.

Sim, o que você deve verificar é a versão do docker-compose, porque geralmente os repositórios apt estão desatualizados e os binários são sempre a versão mais recente, você pode verificar isso usando o comando docker-compose -v e comparar com a versão na documentação.

Espero ter esclarecido sua dúvida!