Olá, tudo bem?
Pelas aulas, me pareceu que há diferença entre as ferramentas SIPOC e Mapa de Processos.
Porém, não ficou evidente quais seriam essas difenrenças.
Por gentileza, poderia me auxiliar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, tudo bem?
Pelas aulas, me pareceu que há diferença entre as ferramentas SIPOC e Mapa de Processos.
Porém, não ficou evidente quais seriam essas difenrenças.
Por gentileza, poderia me auxiliar?
Olá, Fernanda! Tudo bem?
Existem sim algumas diferenças entre estas ferramentas.
O Mapa de Processo tem um caráter mais visual, no qual você pode representar graficamente (com elementos de fluxo) o seu processo, de forma detalhada e sequencial. Esta ferramenta apresenta as atividade de um processo, levando em conta as entradas, processamento e saídas, como vimos na aula.
Já a ferramenta SIPOC é também utilizada para mapear processos. Mas, ela é um pouco menos visual do que o mapa de processo. No SIPOC, as informações são resumidas em uma tabela, sendo coletadas as seguintes informações sobre o processo:
Desta forma, existem algumas informações que são agrupadas no SIPOC que não estão presentes no Mapa de Processo, e existe a diferença na organização e visualização de informações.
Ficou um pouco mais claro?
Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!
Abraços e ótimos estudos! :)
Tudo bem, Guilherme!
Muito obrigada pelo retorno, ficou bem clara a explicação sobre as duas ferramentas! :)
Por nada, Fernanda!! :)