Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença Estado x Maquina de estado

Não compreendi muito bem a diferença em Diagramas de Estado e os de Maquina de estado.

2 respostas
solução!

Caro Felipe,

Ótimo ponto que abre a oportunidade para reforçarmos a "sutil" diferença entre estes 2 diagramas que apesar de parecerem a mesma coisa num primeiro momento, quando aprofundamos nossos estudos identificamos as seguintes diferenças:

  • O Diagrama de Estados se restringe a ilustrar o comportamento dos estados e as transições que os mesmos sofrem dentro do modelo num futuro sistema de informações.
  • O Diagrama de Máquina de Estado, além de ilustrar o que o Diagrama de Estados faz, ele é um pouco mais abrangente em termos de ilustrar nos estudos de comportamento um 3º elemento que é o "evento", que ao ser estudado tende a nos direcionar a usar o apoio de esteriótipos com mais frequência que no Diagrama de Estados.

Veja, por exemplo em nosso curso o cuidado que tivemos em mostrar o caminho que identificamos desde do momento que temos o evento "Abrir Venda até Registrar Venda" geram a nível de mudanças de transições de estados.

Se estivéssemos "somente" fazendo o Diagrama de Estados "bastaria" ilustrar que os estados da venda são: aberta, fechada, ativa, espera, agregada, prevenda, validada, finalizada.

Espero que a diferença dos mesmos tenha ficado mais clara. Caso contrário, fique à vontade em fazer nossa postagem, ok!?

Bons estudos!

Oi Felipe, tudo bem?

Sua dúvida foi esclarecida? Você pode marcá-la como solução ou se quiser compartilhar alguma opinião, fique à vontade.

:)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software