1
resposta

Diferença entre value, name e id

Boa tarde,

Qual a diferença de usar os elementos value, name ou id ?

1 resposta

Rodrigo, boa tarde!

Essa é uma ótima pergunta! O id é a forma que a gente identifica esse elemento, ele é único por página HTML. geralmente nós usamos ele para selecionar um elemento específico via javascript. Exemplo:

Escolha uma cor
<select>
    <option>Azul</option>
    <option>Amarelo</option>
    <option>Branco</option>
</select>
<button id=botao-enviar">Enviar</button>

No javascript nós podemos buscar ele dessa forma (que fica mais facilitada)

document.querySelector("botao-enviar");

Veja que só pode ter um botao-enviar na página inteira, então você terá certeza que está pegando o correto, diferentemente se fosse um class por exemplo, já que vários elementos podem ter a mesma class

name e value

O name é como você vai reconhecer um determinado valor de uma requisição, ou seja é como se a gente tivesse etiquetando uma caixa falando o que tem nela.

Veja:

<input name="email" />

O name fala exatamente o que pode ter dentro desse input, o que for lá dentro vai ser um email, assim quem quer que fosse usar e quiser saber onde achar um email, pode procurar pelo name email.

Agora indo pra parte do valor é onde fica interessante, imagina que vc tem uma cheia de tintas, o name dela é tinta, mas agora como a gente separa as tintas? Geralmente nós diferenciamos pelas cores né? Então valor delas (o value) seriam as cores em si, veja:

<select name="tinta">
    <option value="azul">Azul</option>
    <option  value="amarelo">Amarelo</option>
    <option  value="branco">Branco</option>
</select>

Veja que nesse caso, existe a opção de escolher 3 cores e cada uma é diferente pelo seu valor, que nesse caso é sua cor.

Eu espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software