1
resposta

Diferença entre valor prático e valor funcional

Olá, eu sei que isso já foi perguntado pelo menos 2 vezes, mas ainda não estão claros para mim os conceitos e as diferenças entre valor prático e valor funcional. A partir dos exemplos do Facebook (da instrutora do curso) e do Uber (de uma outra pergunta neste fórum), eu concluí que o valor prático se trata do valor para o cliente/usuário (se conectar e se mover de A para B, respectivamente), enquanto o valor funcional é o valor para a empresa (em ambos os casos, perceber o comportamento das massas, obter insights disso e poder utilizar de alguma forma), porém isso não acontece nos exemplos da Bytebank e do Groupon, nos quais ambos têm relação direta com o cliente/consumidor. Por isso, e também por não ter encontrado nada em outras pesquisas, pergunto mais uma vez: quais os conceitos e as diferenças entre valor prático e valor funcional? Grato pela atenção e colaboração.

1 resposta

Olá, Hildegard. Tudo bem?

Pelo que entendi.

Valor funcional, seria parte do valor que o cliente paga, é destinado para a operação do produto e ele representa a "importância" de determinado produto para o usuário.

Valor prático, seria o valor do produto em si, e representa de forma direta a usabilidade daquele produto.

Utilizando novamente o exemplo do Facebook:

O facebook é uma rede social que possibilita conexões e trocas de mensagens em todo lugar do mundo com velocidade (Valor prático, de forma direta simples é isso que o produto faz).

Para eu, empreendedor o Facebook tem o potencial de fornecer o conhecimento e uma comunicação mais direta com o meu cliente (Valor funcional, que função isso exerce para mim).

Para concluir, como a Instrutora disse:

"O Facebook não fornece só o valor prático de conexão com pessoas, mas também o valor funcional do conhecimento da massa, do mercado, que está envolvido em diversos cantos do mundo"

Espero ter conseguido ajudar e bons estudos!