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Diferença entre UX e PD

Na formação de Product design, ao elencarem a diferença entre UX e PD, ressaltou-se que o PD tem uma preocupação maior com o business, além do usuário. Isso me causou estranheza, pois o UX designer deve estar ciente das metas e objetivos do negócio para poder projetar soluções que atendam às necessidades dos usuários e, ao mesmo tempo, contribuam para o sucesso da empresa. Isso inclui entender a estratégia de negócios da empresa, suas métricas-chave de desempenho, suas necessidades e restrições orçamentárias, além de seus concorrentes e tendências de mercado. Inclusive o Lean Inception do Carolli também tem uma fase chamada revisão técnica onde 3 aspectos são mensurados: UX, negócio e tecnologia. Ou seja, o UX designer tem sim a percepção do business ao contrário do que a apresentadora relatou como diferença entre UX e PD.

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Olá William, tudo bem? Espero que sim!

Compreendo a sua dúvida e fica feliz em ver que você a trouxe para o fórum. Isso é ótimo para gerar discussões e trocas de ideias =)

Focando no assunto, quando nós observamos a diferença entre Product Design e UX Design foi destacado que ambos se preocupam com os mesmos tópicos, porém com focos diferentes. Isso não significa que a pessoa focada na Experiência do Usuário não tenha preocupações em relação ao negócio, muito pelo contrário: esse especialista tem como função conhecer as necessidades da empresa e das pessoas usuárias para unir tudo em um produto bom, rentável e amável.

Porém quando falamos de entregáveis e funções, ambos UX Designers e Product Designer possuem focos bem diferentes, mas que juntos se complementam:

  • A pessoa PD olhará para todo o processo com um foco maior nos negócios, ou seja, avaliará o começo, meio e fim do projeto visando a saúde do produto. Até mesmo quando o foco é analisar a experiência da pessoa usuária, é pensando em quais benefícios isso trará para o negócio.
  • A pessoa UX Designer olha para o negócio a fim de encontrar a melhor forma de unir os interesses da empresa com os interesses das pessoas usuárias, assim é possível curar as dores de ambos os lados e gerar equilíbrio entre ambos os interesses.

Um exemplo mais claro de como isso funcionaria na vida real, podemos falar sobre a utilização do NPS (Net Promoter Score) que é uma métrica muito utilizada nas empresas para entender como está a experiência e a porcentagem de pessoas que a indicaria e as que não. Ambas as especialidades precisam olhar para essa métrica, mas enquanto a pessoa PD olha para verificar a saúde do produto e como ele está se desempenhando, a pessoa UX Designer vai observar como a pessoa usuária está vivendo a experiência e se suas necessidades continuam sendo atendidas ou se é preciso rever algo em relação ao público.

Em resumo: enquanto o negócio tem mais peso nas funções da pessoa PD e guia toda sua rotina, a pessoa UX Designer observa esse tópico porém não é o seu foco completo.

É isso, William! Espero ter esclarecido, mas caso a dúvida ainda persista, pode nos chamar.

Até mais!!