Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Diferença entre tratar um erro e lançar um erro

Fiquei na dúvida mais na questão conceitual sobre lançar um erro e tratar um erro e queria confirmar a diferença entre ela.

Quando lançamos um erro, não atribuímos um nome de referência para o tipo dele por que não queremos acessar as propriedades que a classe Exception nos fornece.

Tratar um erro é quando atribuímos um nome de referência para o tipo do erro para trabalhar com as propriedades que a classe Exception nos fornece.

Aproveitando, qual a diferença de tratar o erro onde ele é lançado e tratar ele no método que está na base da callstack?

1 resposta
solução!

Olá Leonardo!

Lançar um erro, na verdade exceção, é o momento em que ocorre um erro e o compilador diz que algo deu errado. Depois o que é feito a respeito dessa exceção, seria o tratamento do erro.

Quanto a segunda pergunta, terá aplicações que você poderá tratar o erro onde ele acontece para passar para outras partes da aplicação, outras vezes será mais útil concentrar todas as tratativas em um único ponto da aplicação. Em ambos os casos será mais uma questão de arquitetura da aplicação.

Espero ter ajudado!