1
resposta

Diferença entre SCHEMA e DATABASE

Estou iniciando meus estudos no MySQL e sei que praticamente o primeiro comando a ser feito é o CREATE. Porém já vi aulas as quais utilizam o CREATE SCHEMA e o CREATE DATABASE. Gostaria de entender a diferença entre ambos para fazer o melhor projeto possivel :)

1 resposta

Olá, Bernardo, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Que legal que você está iniciando seus estudos no MySQL! É normal surgirem dúvidas no começo.

Sobre sua pergunta, a diferença entre SCHEMA e DATABASE é que, na prática, eles são praticamente a mesma coisa. O termo SCHEMAé utilizado para descrever a estrutura lógica do banco de dados, ou seja, a organização das tabelas, relacionamentos, índices, etc. Já o termo DATABASE é utilizado para se referir ao conjunto de dados armazenados em um sistema de gerenciamento de banco de dados.

No MySQL, o comando CREATE SCHEMA é apenas um sinônimo para o comando CREATE DATABASE, ou seja, ambos criam um novo banco de dados. Portanto, a escolha entre um ou outro é apenas uma questão de preferência pessoal ou de padrão adotado pela empresa ou projeto.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Qualquer outra pergunta, é só falar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!