Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Diferença entre projeto, programa e portifólio.

Gostaria que exemplificasse mais a diferença entre os 3...

4 respostas

Projeto é um projeto com vc ja conheçe, programa é o agrupamento de vários projetos que tem interesses em comum e portfólio é o agrupamento de portfólios e projetos com interesses estratégicos para uma organização.

solução!

Olá Bruno, Pelo que compreendi nós podemos pensar da seguinte forma:

Um projeto é um esforço único (no sentido em que o resultado é algo único, ex. Construir um estádio é algo único, construir um carro em uma linha de produção não), com inicio, meio e fim.

Um programa é um conjunto de projetos relacionados, por exemplo, usando o que foi mencionado na aula, você pode ter um programa de saneamento básico, ele pode possuir alguns projetos como por exemplo, Criação de uma estação de tratamento, Extinção de trechos de coleta de esgoto a "céu aberto".

Pensando em software você pode ter um programa como algo como revitalização do ERP que possui alguns projetos como Revitalização do sistema financeiro e Revitalização do sistema de Recursos Humanos.

Um portfolio é um agrupamento de programas e projetos (quando estes não estão em programas, mas são relacionados a programas no portfolio).

Um exemplo no caso da cidade seria o Plano diretor da cidade, dentro dele teriamos o programa de saneamento básico que possui os projetos que mencionamos, ele também poderia ter o programa de expansão urbana que possui projetos como revitalização da malha viária, revitalização da grade energética da cidade.

No caso de software poderíamos ir com um exemplo como Portfolio de expansão de negócios para internacionalização, suponhando que a empresa esteja se tornando multinacional por exemplo, um dos programas é a revitalização do ERP que possui os projetos mencionados e tem como objetivo suportar esta visão, outro programa pode ser o programa de internacionalização de sistemas de apoio que tem os projetos de implantação do servidor Exchange com AD integrado ao ERP e o projeto de Integração do ERP aos sistemas de AD, Relógios de ponto e catracas da empresa.

Esses exemplos servem para dar uma noção de tamanho, no fim temos a unidade básica sendo um projeto, em seguida um programa como um agrupamento de projetos com uma mesma visão de negócios convergindo para um mesmo resultado e um portfolio como um conjunto de programas e projetos relacionados convergindo para uma visão de negócio e um resultado.

Espero ter sido claro, mas se precisar me avise.

Boa pessoal!!

Resposta matadora, Rafael!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software