Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Diferença entre Produtos e Projetos

Gostaria de entender melhor a definição sobre a diferença de produtos e projetos. Entendo como projetos, o desenvolvimento de tarefas com inicio/meio/fim que devem ser seguidas até chegarmos a entrega de valor final. E produtos como o desenvolvimento de ferramentas / softwares ou afins que são criados e aperfeiçoados durante toda sua vida, ate não serem mais utilizados. Existe algum outro exemplo ou definição para clarear essa diferença? Ainda sinto que são definições muito próximas produtos e projetos.

3 respostas
solução!

Projetos parte da ideia de planejar todos os passos do começo ao fim, como quais são as pequenas entregas, que setor irá fazer, o tempo, as dependências e os riscos. Eu tenho tudo planejado e o sucesso é tudo ocorrer como pensei.

Já o produto, eu tenho a ideia e vou traçando aos poucos meu caminho, indo e voltando com mudanças, menos pessoas envolvidas, meu trabalho é focado em fazer meu produto acontecer.

Imagine hoje uma empresa grande querer começar em um novo segmento. Ela vai traçar todo o planejamento de como irá ocorrer. As pessoas/tempo que serão alocando, riscos e por ai vai... Agora um pequeno grupo de formandos quererem desenvolver algo nesse novo segmento, eles vão focar nisso. Eles vão criar esse produto. São pessoas focadas no produto acontecer.

Clareou essa diferença?

Olá, tudo bem?

Partindo de um ponto de vista linguístico e filosófico.

Projeto: Abstrato. É um esboço, um desejo de se realizar algo no futuro. Realizar o que? Realizar a entrega de um ou vários produtos. Realizar a entrega de um processo. Realizar a entrega de uma melhoria de produto ou de processo. Realizar a entrega de um evento. E por aí vai, creio que é ilimitada a aplicação de um projeto.

Produto: Concreto ou Abstrato. É o resultado de uma produção. É possível utiliza-lo e/ou testa-lo. Torna-se obsoleto com o tempo.

Abs.

Acredito que a melhor forma de deixar claro a distinção de uma equipe de produtos e uma de projetos é pensar na atuação prática, não apenas conceitual.

Uma equipe de PROJETOS realiza o desenvolvimento de algo que é solicitado. Por exemplo, a Diretoria define que precisa de uma nova funcionalidade ou produto. Vamos usar como exemplo um sistema de reconhecimento facial. Essa requisição é feita para a equipe de projetos que vai executar. Seja utilizando a metodologia Scrum ou qualquer outra. No caso do Scrum, o Product Owner irá entrar em contato com os steakholders para definir os requisitos, fazer a priorização e passar para o time de desenvolvimento. Mas perceba que aqui foi solicitado explicitamente o que se deseja e a equipe de projetos apenas planeja e executa.

Já uma equipe de PRODUTOS tem uma atuação mais estratégica, possuindo maior liberdade de atuação. A equipe é responsável por cuidar de um produto ou funcionalidade. A equipe roda um Product Discovery para compreender o que precisa ser realizado, fazendo análise de dados e pesquisas de usuários. Dessa forma compreende-se o que precisa ser desenvolvido, considerando o que trará benefícios para a empresa e para o usuário. Depois começa o desenvolvimento. Aqui ao invés de ser desenvolvido um sistema de reconhecimento facial, por exemplo, a equipe pode compreender que é melhor realizar o desenvolvimento de um sistema anti-fraude.

A formação de uma equipe de projetos Scrum consiste em um Product Owner, um Scrum Master e de 3-10 desenvolvedores. Um equipe de projetos consiste em um Product Manager, um UX Designer, um Cientista de Dados e até 10 desenvolvedores.

Espero ter ajudado. Abraços;

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software