Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença entre portifa UX e UI

Fala galera blz? Gostaria de saber na avaliação de vcs, quais as principais diferenças num portifa de UX para um de UI ? A abordagem é a mesma ? há diferenças? Fiquei com dúvida nisso. Desde já obrigado a todos ae !

2 respostas
solução!

Bom dia Wesley, blz.

Cara é um dúvida muito válida, os dois conceitos são tão próximos que é muito comum.

O UX é um conceito mais abrangente do que o UI ok, pra entender a diferença de portfólio de um e outro fica mais fácil se separarmos quais mundos cada um se encaixa.

o UX é a experiencia do usuário, então o portifólio UX pode ser representado mostrando uma solução gráfica e trazendo como resultado a resposta positiva do usuario com relação ao sistema, mas não apenas isso, pode ser também uma mudança de entrega do serviço que traz uma satisfação maior do cliente.

Então você mostrar em sites como behance o processo criativo de mudança de um sistema é a forma de representar o portifólio UX, mostrar como era toda a logística do sistema antes e qual resultado trazia, qual a nova logística e em que parte dela você trabalhou e mostrar os novos resultados.

Falo logística por que até a forma em que o produto é entregue para o cliente é caracterizado como UX, a experiencia do serviço do início ao fim.

Já o UI é diferente, é um termo que se abrange apenas pelo ambiente digital por que tem a ver com a Interface que o usuário esta interagindo. Então sua abordagem sempre será uma mudança na tela do sistema, seja alterar cor de botão, lugar onde o botão se encontra, etc. Algo que facilite o uso do sistema. Mas facilitar este uso não significa exatamente uma boa experiencia entende.

Pense que você pode ter um sistema de vendas que esta com poucas vendas por que o usuário não consegue chegar ao carrinho, tem muito passos etc.. Você cria um novo visual onde reduz os passos, melhora a interface e agora o nível de vendas online está melhor, é um ótimo case UI. Mas por traz a logística de entrega do produto continua ruim e o cliente continua insatisfeito, a experiência dele melhorou mas continua ruim, entende, você não trabalhou nisto.

Então a abordagem em portifólio dos dois universos é bem semelhante, você vai apresentar o problema que existia, sua solução e se possível o resultado.

Agora respondendo de forma sucinta, SIM a abordagem é a mesma, o conceito entre os dois temas é que se diferem, o próprio mercado se confunde com isso, por isso nas categorias de portifólio você vai ver muito UX/UI juntos. É apenas importante você entender a diferença dos dois para apresentar o projeto primariamente como UX (solução de um sistema e processos) ou primariamente como UI (solução visual)

Falei muito mas espero ter ajudado hehe.

Um grande abraço.

Bom dia Luiz blz e contigo ? Ajudou sim e mto !!! Estou montando meu portifa pra UI jr. e tinha ficado com essa dúvida. Muito obrigado pela atenção e pela resposta kra ajudou demais! Grande abraço !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software