1
resposta

Diferença entre Port Forwarding e Port Triggering

Tem muito ensinando a fazer, mas nunca algo que me ensine como funciona ( acaba q eu sei fazer em um modem porem em outro funciona diferente)

Quero abrir a porta de um jogo (ex. Minecraft 25565) e cada modem tem configurações diferentes, para leigos acabamos confundindo um pouco por conta de traduções ou nomenclaturas diferentes.

Comecei a estudar a um tempo e vi isso um pouco no curso de redes e no de devops porém quando pego na pratica eu acabo me perdendo.

Estou com um modem (Nokia GPON) e queria abrir algumas portas para dar uma "brincada" e eu simplesmente me deparei com uma infinidade de opções que antigamente era apenas 2 e agora tem varias coisas que eu não entendo e nem sei onde procurar para entender melhor. Alem de eu entender bem pouco inglês eu sempre tive dificuldade para entender como funciona esse sistema de liberar o acesso do modem para que alguem pudesse baixar algum dado etc. Estou aprendendo mais nesse curso.

Preciso liberar 1 porta udp/tcp "25565" e tenho 3 opções (dmz que ate onde eu sei não eh muito bom pois abre vulnerabilidades por conta de liberar tudo, o outro chama port triggering e outro port forwarding 2 opções nas configurações do modem. Primeira, Port triggering e a segunda, port forwarding

Não sei a diferença e qual delas iria me ajudar a liberar a port para outros jogadores terem acesso a partida.

E pra piorar tem outras opções dentro delas que me dão meio que dois locais para colocar a port, porque não resumem apenas em um? Wan port (+local para digitar a porta) Lan port (+local para digitar porta) internal cliente (+local para digitar meu ip)  protocol (+local para digitar qual protocolo) enable mapping (+ caixinha para habilitar ou desabilitar// o resto eh irrelevanteEx: tem Wan e Lan port, eu n sei uma explicacao clara mas ja usei uma vez (eu estava usando em uma maquina a porta 22 porem n podia liberar ela para outra maquina, ai eu meio q usei outra porta tornando ela 22 para uma determinada maquina)

aqui eu consigo colocar a minha porta 25565 e colocar no internal cliente a maquina que se comunica com os players porem nao sei se seria a opçao correta pq qualquer local na internet que eu vi, eles usam o triggering (e isso me deixa mt confuso)

Aqui o bicho pega porque eu nunca vi esse tipo (talvez porque agora ta em ingles kk) Opção 1. Open Port (local para colocar a port) Opcao 2. Triggering Port (local para colocar port) Opcão 3 Expire Time (local para colocar o valor em segundos) Opcao 4. Open Protocol (udp/tcp) Opcao 5. Trigger protocol (udp/tcp) Opcao 6. Enable Triggering (enable/disable) adendo: aqui eu detalhei um pouco mais que a outra imagem pois la nao tinha muita relevancia

Eu já me perdi no Open/Triggering ( essa opção acima Applicatin Name é basica de alguns modem que adiciona jogos especificos, nao vou entrar em detalhe porque ia eu fiquei mais confuso ainda usando, e isso era pra facilitar a vida, acho que deu errado)

Expire Time parece ser auto explicativo, mas por via das duvidas eu sempre tenho duvidas

Open/ Triggering Protocol - Porque eu colocaria protocolos diferentes? eu realmente não faço ideia onde eu aprendo isso e cada vez que eu procuro na internet eu aprendo coisa nova, mas não tem nada haver com isso.

Adendo: Eu fiquei umas 2 horas convencendo minha provedora a passar a senha do modem (pq eles nao queriam) e eu sou não gosto de ficar pedindo para fazerem pra mim, eu estou bem frustrado por achar que conseguiria configurar minha rede sozinho e agora eu não sei nada dessas opções, fiz alguns testes e n percebi semelhanças ou padros entre as opcoes.

Nesse curso de redes eu vou aprender a coisas como essas funções? Eu cheguei em uma parte interessante mas dei uma pausada pois estava estudando banco de dados mas eu acho muito interessante aprender sobre.

Alguem poderia me explicar ou me indicar fontes para eu estudar sobre essas duvidas?

1 resposta

Caro,

Vamos lá, acho que consigo te ajudar conceitualmete. Não trabalhei com este modem e a ideia é que você aplique os conceitos dentro das opções disponíveis no manual do dispositivo.

Basicamente o que você precisa é de um port forward, ou seja liberar o acesso oriundo da internet para o host específico. Em linhas gerais você precisa especificar o protocolo, o ip de destino e a porta de destino!

Sobre a port trigger ele é utilizado para abrir as portas "temporariamente". Não é isso que você deve utilizar e sim o port forward.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software