1
resposta

Diferença entre Port Forwarding e Port Triggering

Tem muito ensinando a fazer, mas nunca algo que me ensine como funciona ( acaba q eu sei fazer em um modem porem em outro funciona diferente)

Quero abrir a porta de um jogo (ex. Minecraft 25565) e cada modem tem configurações diferentes, para leigos acabamos confundindo um pouco por conta de traduções ou nomenclaturas diferentes.

Comecei a estudar a um tempo e vi isso um pouco no curso de redes e no de devops porém quando pego na pratica eu acabo me perdendo.

Estou com um modem (Nokia GPON) e queria abrir algumas portas para dar uma "brincada" e eu simplesmente me deparei com uma infinidade de opções que antigamente era apenas 2 e agora tem varias coisas que eu não entendo e nem sei onde procurar para entender melhor. Alem de eu entender bem pouco inglês eu sempre tive dificuldade para entender como funciona esse sistema de liberar o acesso do modem para que alguem pudesse baixar algum dado etc. Estou aprendendo mais nesse curso.

Preciso liberar 1 porta udp/tcp "25565" e tenho 3 opções (dmz que ate onde eu sei não eh muito bom pois abre vulnerabilidades por conta de liberar tudo, o outro chama port triggering e outro port forwarding 2 opções nas configurações do modem. Primeira, Port triggering e a segunda, port forwarding

Não sei a diferença e qual delas iria me ajudar a liberar a port para outros jogadores terem acesso a partida.