1
resposta

Diferença entre os tipos de benchmark.

Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo curso! :)

Queria compartilhar um sentimento que tive ao ver o vídeo da Nielsen, sobre benchmark, e ver se vocês compartilham do mesmo sentimento.

Lá, eles trazem a ideia de benchmarking voltado a um tipo de comparação que usa como base uma métrica especificada a priori, enquanto que nos 3 tipos de benchmark expostos aqui no curso, estamos olhando de forma mais aberta. Faz sentido?

O tipo de benchmark apresentado no vídeo da Nielsen me lembra muito pesquisas de tracking de marca, que pessoas de marketing geralmente fazem, como Pesquisa de imagem de marca, saúde de marca, por exemplo, e que acontecem recorrentemente (ex.: trimestralmente). Referência

Neste sentido, eu penso que no Brasil, este tipo de benchmarking é quase inexistente. Já viram alguma empresa/segmento realizar esses tipos de benchmarks recorrentes?

O que vocês acham? Compartilham da mesma percepção?

Abraço!

1 resposta

Olá Marlon, tudo bem? Espero que sim!

Queria começar te parabenizando por compartilhar a sua reflexão. Ficamos realmente muito felizes em ver!

Na minha percepção, eu vejo a pesquisa de Benchmarking como algo muito versátil e que podemos adaptar com base nas necessidades da empresa em que estivermos. Por exemplo: se eu trabalho em uma empresa que vende bolos e eu gostaria de compreender quais são os meus concorrentes em cada uma das festividades do ano (carnaval, festa junina, natal, ano novo), uma pesquisa de Benchmarking utilizando esse parâmetro pode me ser útil. Ou caso eu deseje apenas descobrir quais são as minhas principais concorrentes independentemente de qualquer variável, o método funcionará da mesma forma.

Talvez o possa ter te passado essa sensação é o cenário que cada país enfrenta: a realidade de uma empresa no Brasil pode ter circunstâncias diferentes de uma empresa nos EUA, por exemplo. E essas variáveis levam a usos diferentes de uma pesquisa, mas não significa que uma esteja correta e a outra não. Apenas foi adaptada.

Bom Marlon, é isso! Espero ter contribuído. Até mais!!