Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Diferença entre o Dockerfile e o Docker-Compose

Não entendi direito qual a diferença entre o Dockerfile e o Docker-compose? Quando eu devo usar um ou outro?

3 respostas
solução!

Olá Rodrigo,

O Dockerfile é o arquivo onde escrevemos as definições das imagens que queremos criar. A partir desse arquivos podemos pedir para o docker fazer o build das imagens para podermos criar nossos containers.

Já o Docker-compose já é um conceito um pouco mais amplo. Imagine um cenário onde você necessita de alguns containeres trabalhando conjuntamente. Por exemplo, um container onde roda um servidor http, outro onde roda o servidor de banco de dados, etc, etc. Através do compose podemos escrever as definições de todas as imagens que gerarão esses containeres que trabalharão em 'composição'. Usa-se o Docker-compose, geralmente, nesse tipo de cenário.

Espero ter ajudado. Abraço.

Então o resumo da ópera é: Dockerfile configura as imagens e o Docker-compose configura os containers e a conexão entre eles.

Correto?

Valeu Rafael!

Isso,

Dockerfile configura as imagens para um container e o Docker-compose configura as imagens para os containers e a conexão entre eles.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software