1
resposta

Diferença entre o Catálogo de serviços e o Portifólio de Serviços

Entendi que o catálogo de serviços contempla apenas os serviços em operação ou transição, enquanto o portifólio seria o mais amplo, contendo, além do catálogo, todo o histórico de serviços prestados incluindo os obsoletos. Logo é correto afirmar que o Portifólio contém todos os serviços, e o Catálogo apenas os serviços em operação e transição?

1 resposta

Caro André,

Obrigado pela sua postagem!

Seu entendimento está correto o catálogo de serviços representa de fato uma lista dos serviços que estão em fase de operação pós deploy e/ou de transição para uma feature nova, por exemplo.

Fazendo, uma analogia com camadas de dev. você poderia associar o catálogo a um banco de dados onde você encontre tudo associado diretamente as interações com front-end e suporte a operação disponibilizado ao cliente de um sistema pós deploy,, ou seja, o catálogo de serviços deve ter respostas devidamente documentadas e facilmente rastreadas para poder endereçar dúvidas de operação/transição, tratamento de bugs e garantir o funcionamento estável do sistema "aos olhos do cliente".

E o portfolio é algo bem mais abrangente, pois ele lida além do processo de criação do catálogo de serviços, com aspectos de desenho dos serviços, gerenciamento de capacidade, disponibilidade continuidade, fornecedor , garantias de operação tudo numa visão holísitca de Pessoas, Processos, Produtos e Parceiros (4Ps). envolvidos.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software