Olá pessoal, Eu fiquei um pouco na dúvida qual a diferença entre o Nível de Confiança e a Margem de erro. Ficaria muito grato se alguém pudesse explicar a diferença e a dinamica relacionada de um com o outro.
Obrigado!
Olá pessoal, Eu fiquei um pouco na dúvida qual a diferença entre o Nível de Confiança e a Margem de erro. Ficaria muito grato se alguém pudesse explicar a diferença e a dinamica relacionada de um com o outro.
Obrigado!
Oii Kirkpatrick! Tudo certo?
Margem de erro é o indíce que usamos para estimar a máxima de erro dos resultados de uma pesquisa com base numa amostra selecionada. Por exemplo, se temos uma margem de erro de 5% e numa pesquisa 60% das pessoas entrevistadas fazem uma afirmação, nós consideramos que esse número oscila entre 55% e 65%. Quanto maior esse indíce, menos precisos são os dados que estamos analisando e para que o valor do indíce diminua é necessário aumentar a amostra.
Agora, nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados mesmo se for aplicada em outro ambiente/outras pessoas, dentro do mesmo perfil de amostra e com a mesma margem de erro. Por exemplo, se temos um nível de confiança de 96%, podemos dizer que se ela for aplicada 100 vezes, os resultados estariam com a mesma margem de erro em 96 das vezes.
Espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa estou por aqui!
Bons estudos^^
Olá Sthefanie,
Obrigado pela resposta, agora ficou bem claro.