Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença entre .NET Framework e .NET Core

Olá, estou fazendo os cursos da formação .NET e só agora me dei conta de que existe duas versões da plataforma .NET.

Estou na parte 9 do curso de C# e até então só utilizei o Framework pois foi o que o professor estava utilizando. Qual a diferença entre o Framework e o Core?

2 respostas
solução!

Olá Icaro, tudo bem?

O .NET Framework e o .NET Core, apesar de compartilharem o nome .NET, são duas implementações diferentes, ambas compartilham muitos componentes e você inclusive pode compartilhar códigos entre os dois.

O .NET Core é uma implementação grátis, de código aberto, cross-platform do framework, ou seja, você consegue desenvolver, compilar e executar .NET Core no Windows, Linux ou Mac livremente, tem ganhado bastante mercado e muitos adeptos recentemente.

Eu particularmente já trabalhei bastante com .NET Framework e venho acompanhando o .NET Core desde a versão 1.1 (está na 3.1) e está cada vez melhor, na versão atual adicionaram o suporte a desenvolvimento de aplicações WinForms e WPF (https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/core/whats-new/dotnet-core-3-0).

Se você tiver mais curiosidade sobre as diferenças deixo um link da Microsoft sobre escolhendo entre .NET Core e .NET Framework:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/standard/choosing-core-framework-server

Abraços!

Zambon.

Valeu Ricardo, muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software