Pelo que eu entendi utilizamos o computed e o methods para declarar funções que serão utilizadas pelo componente. Qual é a diferença entre eles?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pelo que eu entendi utilizamos o computed e o methods para declarar funções que serão utilizadas pelo componente. Qual é a diferença entre eles?
Olá Mayki, tudo bem?
A principal diferença entre computed e methods tem haver com o cachê, isto é, se você utiliza a função dentro de methods ela sempre necessitará ser executada para ter o retorno, enquanto dentro de computed existe um cachê que apenas irá reexecutar a função caso alguma dependência seja alterada (o valor de uma variável por exemplo), caso nada tenha sido alterado, ele não precisa executar a função novamente, pois já tem no cache o resultado :)
Entendeu? Vou deixar uma parte da documentação que pode te dar mais exemplos: Documentação Methods Vue
Abraços e Bons Estudos!
Fala ai Mayki, tudo bem? Vamos lá:
computed: Geralmente são funções que criamos para gerar diferentes saídas referente aos dados do componente, isso evitar a necessidade de escrever essas regras diretamente no template, por exemplo: Tornar uma String em caixa alta, inverter uma String, calcular o valor de um produto, etc...Ao usar o computed nosso template vai chamá-lo como se fosse uma propriedade e não função: {{ algumComputed }}.
method: Os métodos são funções que nosso template pode chamar, ou seja, uma função quando clicar em um botão, submeter um formulário e coisas do tipo.A diferença maior está no cache, propriedades computadas (computed) apenas são recomputadas caso sua dependência mude de valor, ou seja, se estamos invertando o valor de uma String, essa inversão apenas vai ser processada novamente caso a String sofra alguma alteração.
Já no caso dos métodos (methods), o processamento sempre será feito e refeito.
Sendo assim, para propriedades é recomendável o uso do computed.
Espero ter ajudado.
Muto obrigado. Ambas as resposta ajudaram muito
Magina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas,
Abraços e bons estudos.