2
respostas

Diferença entre Justificativa de Negócio e Termo de Abertura

Eu estava com muita dúvida de como o projeto iniciava. Aí o Frederico falou sobre a Justificativa de Negócio, que traz benefícios, riscos etc, e com ela podemos criar os requisitos do projeto, que por sua vez, podem dar início ao backlog, certo? Mas agora no Scrum 3 ele fala sobre a Visão do Projeto e o Termo de abertura, que inicia o projeto. Qual é a diferença? O que de fato inicia o projeto e dá início aos itens do backlog de forma prática?

2 respostas

Olá, Marina. Tudo bem?

A justificativa do negócio, vai promover um direcionamento sobre as motivações, razões e necessidades do projeto, ela é uma avaliação do negócio que ocorre antes de iniciar o projeto para esclarecimento dos objetivos e metas.

Fonte: https://www.entelequia.com.br/metodologia-scrum-caracteristicas/

E o início do projeto acontece com o termo de abertura/ declaração de visão do projeto, que objetiva proporcionar uma visão ampla do projeto, a qual incluí fatores ambientais, como o caso de negócio, cultura da empresa e os processos empregados nela. A partir do Termo de Abertura teremos a identificação do dono do produto, assim, poderão ser definidas as premissas e as restrições do projeto que também é possível dar início ao backlog.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi, Fernanda... Obrigada! Mas como acontecem, na prática, essas etapas? Quem participa e faz justificativa do negócio, por exemplo? E o termo de abertura? E o caso de negócios?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software