Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Diferença entre imagem para desenvolvimento e de aplicação final

Olá, tenho uma dúvida em relação a criação de imagens.

Tenho dois cenários, sendo:

1 - é possível criar uma imagem copiando todo o coteúdo de minha aplicação NODE e dessa forma ao subir um container ele será gerado já com toda a aplicação dentro de container

2 - é possível criar uma imagem apenas com base nas bibliotecas NODE que utilizo em minha aplicação e no momento de subir um container apontar através de volumes a sua pasta raiz para minha pasta de fontes da aplicação em meu computador.

Dessa forma no cenário 1 tenho toda a aplicação final sendo "iniciada" em um container e no cenário 2 tenho o ambiente de desenvolvimento sendo "iniciado" em um container.

-> Esta é abordagem correta? -> Assim tenho imagem de ambiente de desenvolvimento e uma imagem da aplicação?

1 resposta
solução!

Olá Carlos, tudo bem? É isso mesmo, eu mesmo trabalho dessas duas formas, para produção, podemos criar uma imagem já com a aplicação para quando subir um novo container já está tudo pronto. Em caso de atualizações na aplicação você pode gerar novas imagens com tags diferentes (por exemplo: app:v2). E localmente é isso, realmente é melhor, porque não precisamos instalar nada (só o Docker) na nossa máquina física, evitando sujar ou poluir nosso sistema operacional e vamos ter o mesmo ambiente do servidor de produção. Porém, vejo que não existe uma abordagem certa ou errada, a melhor a abordagem é a que lhe satisfaz e resolve seu problema. Pra mim vejo como a melhor forma, mas isso não é uma certeza absoluta e irredutível.

Espero ter esclarecido sua dúvida!