4
respostas

Diferença entre ID e Class

Pessoal, segue codigo

##############################################

<p  id="fontealta">Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In enim dui, dictum eleifend velit quis, bibendum finibus est. 
        Suspendisse et sapien finibus, consectetur dolor et, lacinia sem. Quisque eleifend sem sit amet nibh sollicitudin efficitur. 
        Suspendisse nibh lorem, lacinia vel feugiat eget, cursus in quam. Proin nec scelerisque enim. Nam accumsan ac sem ut ullamcorper. 
        Mauris volutpat pulvinar purus a ornare.</p>

<p>Donec sit amet dolor quis leo lobortis consectetur. Fusce sed porta massa. Integer vehicula vehicula leo sit amet dapibus. 
        Sed consequat molestie ipsum, ut iaculis <strong id="fontealta">lorem ipsum</strong> massa malesuada ut. Etiam iaculis non ipsum at gravida. 
        Praesent ante arcu, varius eu mi rutrum, sollicitudin semper arcu. Donec vehicula aliquam justo, vel venenatis magna varius a.</p>

##############################################

Pessoal, criei esse código de exemplo para acompanhar a aula. vejam que criei um ID "fontealta". E usei ele tanto dentro da tag P no 1 paragrafo quanto dentro da tag strong no segundo paragrafo. Esse fontealta é um font-size = 36px. Ao atualizar a pagina funcionou perfeitamente. Pelo que o professor explicou so poderia usar uma unica vez, caso contrario daria erro. Porem, como nao deu erro eu confesso que fique sem entender o lance de ser usado "apenas uma vez"

4 respostas

Bom dia Raphael,

Não me recordo se utilizando id mais de uma vez é gerado algum erro. Agora, quanto ao "...lance de ser usado apenas uma vez":

As classes são utilizadas quando você quer repetir um estilo para mais de um elemento do seu html. Dessa forma não é necessário ficar reescrevendo o mesmo código para cada elemento.

Quanto ao ID, é utilizado para "informar" que aquele elemento é unico, terá um estilo só pra ele, justamente por isso que não se deve ser repetido. E o id também é muito utilizado para poder "pegar" ele com o javascript.

Olá, Raphael.

Tudo bem?

O id define um identificador exclusivo, Isso não irá causar um erro, mas o correto é ter um único id por elemento, porque ele de fato é um identificador do elemento, agora isso que você fez é comum utilizando as classes CSS, no caso das classes pode se repetir quando queremos o mesmo estilo CSS para vários elementos.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida manda aqui.

Ahh legal, deixa eu confirmar se entendi, por favor:

Eu posso usar o mesmo ID várias vezes para elementos diferentes, MAS não é o correto e nem faz muito sentido, o correto é usar classes, porem, se eu usar ID nao dará erro, apenas não é convencional?

Olá Raphael.

Tudo bem?

Usar o ID mais de uma vez não vai gerar erro no seu código, mas isso vai contra as boas práticas do desenvolvedor. Usar ele mais de uma vez pode te causar problemas em códigos maiores e mais complexos, por isso é recomendado que usemos o ID em elementos exclusivos. O método mais organizado e convencional para "editar" elementos é usando as classes dentro do CSS, o código se torna mais coeso, organizado e muito mais simples de se ler e editar caso haja muitas linhas.