Olá, tudo bem? Eu espero que sim! Fiquei com uma pequena dúvida nesta unidade. Por que as funções "mostra" e "pulaLinha" não precisam retornar seus conteúdos mas a função para calcular o IMC precisa ? Desde já agradeço !
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, tudo bem? Eu espero que sim! Fiquei com uma pequena dúvida nesta unidade. Por que as funções "mostra" e "pulaLinha" não precisam retornar seus conteúdos mas a função para calcular o IMC precisa ? Desde já agradeço !
Oi, td e vc? Uma funcao nao precisa obrigatoriamente retornar um resultado ela pode nao devolver nada tambem, no caso as funcoes "mostra" e "pulaLinha" foram criadas para centralizar o codigo de imprimir e pular a linha
Olá Vinicius, as funções que executam instruções como document.write e console.log dentro do seu escopo não precisam receber o comando return para executar seu bloco de código. Espero ter contribuído para sanar sua dúvida. Bons estudos!
Olá, Vinicius, a declaração return finaliza a execução de uma função e especifica os valores que devem ser retonados para onde a função foi chamada.
No caso do cálculo do imc a variável recebe a função de calcular e, ao final, deve devolver um resultado dentro da própria variável. Só que é preciso declarar na função que ela deve devolver o valor de imc. Então, para isso, utiliza-se a palavra return (ou "retorna") e ele retornará o resultado do cálculo do imc, que será exibido na tela pela função mostra().
function calculaImc(altura, peso) {
var imc = peso / (altura * altura);
return imc;
}
var imcFlavio = calculaImc(1.71, 73);
mostra(imcFlavio);Caso não utilizássemos o return, o resultado mostrado seria "undefined" (valor não definido), pois não haveria o que ser mostrado.
Já, no caso das funções mostra() e pulaLinha(), não há necessidade de retornar valor algum para que o programa seja efetivamente executado.
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}Espero ter ajudado. Bons estudos!