Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença entre DDL e DML não ficou clara

Então pessoal, não ficou muito claro as diferenças entre DDL e DML pois foi utilizada a seguinte descrição:

"Os DDLs são a parte da linguagem SQL que permite a manipulação das estruturas do banco de dados." e depois "Data Manipulation Language (linguagem de manipulação de dados). Esse grupo visa gerenciar os dados: incluindo, alterando e excluindo informações nas estruturas do banco, como as tabelas."

Ou seja, DDL é usada para manipular estruturalmente o banco de dados, mas DML também serve para manipular estruturas do banco de dados.

Ficou tão estranho para a minha cabeça que sinto que estou fazendo uma pergunta burra. Mas ficaria muito grato se alguém me ajudasse a fixar esses conceitos básicos.

2 respostas
solução!

Boa tarde Jonathan tudo bem?

A DDL, Data Definition Language ou Linguagem de Definição de Dados, apesar do nome não interage com os dados e sim com os objetos do banco.

São comandos desse tipo o CREATE, o ALTER e o DROP.

Já a DML, Data Manipulation Language, ou Linguagem de Manipulação de Dados. interage diretamente com os dados dentro das tabelas.

São comandos do DML o INSERT, UPDATE e DELETE.

Avise aqui se essa explicação te ajudou a esclarecer a duvida.

Agora ficou mais claro. Muito obrigado, André!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software