Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Diferença entre Classe e Objeto

Pessoal, estou tendo a cadeira de programação 1 na faculdade com Java. Estamos vendo a parte de classes e objetos e temos um trabalho para entregar sobre, no entanto a diferença entre ambos ainda não entrou na minha cabeça.

Aquelas explicações que encontramos nos livros que dizem que a classe é a planta da casa, um planejamento e não algo material, já a casa é algo já construído, algo palpável e tudo mais não colaborou muito para o meu entendimento. Portanto, se alguém conseguir me auxiliar nesta explicação com uma forma fácil e objetivo serei eternamente grato.

5 respostas

Fala Kaio, tranquilo? Cara, vou te dar um exemplo com Python, mas para Java a lógica com certeza vai ser a mesma, bora lá! Imagina que eu tenho a seguinte classe:

class Cachorro():
    ...

E nela tenho vários métodos para definir um Cachorro, como por exemplo: nome, raça, peso, etc... Então, para que esse 'Cachorro' seja de fato lido pelo programa, preciso criar um objeto dessa classe:

class Cachorro():
    ...

cachorro1 = Cachorro('rex', 'pitbull', '60kg')

Logo, meu cachorro1 se tornou um objeto da classe! Espero ter ajudado ;) Obs: Vc pode pensar na planta da casa sendo o 'Cachorro' e a casa construída sendo o 'cachorro1'.

Materiais de apoio:

https://devbook.com.br/diferenca-entre-objeto-e-classe/

https://pt.differbetween.com/article/difference_between_class_and_object

Classe -> Voce define algumas caracteristicas (imaginar)

Objetos -> voce atribui esses valores baseado na classe (real)

Classe - Animais

Nome

Som

Entao uma classe, pode gerar diversos Objetos.

Objeto 1
    Cachorro
    Late
Objeto 2
    Camelo
    Blatera
Objeto 3
    Cavalo
    Relincha
Objeto 4
    Cigarra
    Canta

Na programação: Você iria cria um modelo(Classe), para conseguir instanciar / fazer existir(objeto)

Então, uma classe passa as características de determinada coisa e o objeto que executa algo de fato encima daquelas características?

solução!

1- Nao. Uma Classe gera varios Objetos.

2- Sim, as classes definem o que os objetos serao e terao como metodos e caracteristicas.

3- Depende muito da modelagem, acho que voce esta avancando um pouco no questionamento rsrsrs. Porque entra diversos conceitos de quando gerar uma classe ou nao. Se vai ser metodo dessa classe ou de outra classe. E por ai vai.

O objeto seria onde vc vai instanciar essa classe. Tipo, programa_calculo=CalculoReajuste(). Quanto vc atribui uma classe a uma variável vc está instanciando uma classe e essa variável se torna o objeto. E chamamos essa funções de pedir salário, realizar o calculo e mostrar o calculo contidas na classe de métodos.