2
respostas

Diferença entre Benchmarking e Análise de Competidores

Olá a todos, em vários cursos relacionado a UX aqui da Alura, o tema sobre Benchmarking e Competidores vem à tona. Muito já se escreveu sobre esse assunto e a minha intenção aqui é trazer uma reflexão e sugestão. Acredito que Benchmarking está mais relacionado à quantidade de competidores, as estatísticas e porcentagens medidas do que inspirações e boas práticas, que é o caso de uma Análise de Competidores. Peguei como referência o conteúdo riquíssimo que a https://baymard.com/ux-benchmark disponibiliza e o próprio texto do curso "Product Design: o papel do designer de produtos" (https://www.alura.com.br/artigos/benchmarking-relacao-pesquisa-mercado-sucesso-produto). Qual a reflexão de vocês? Tem exemplos de uso a nível Nacional e Internacional? Comenta aí.

2 respostas

Olá Renato, tudo bem? Espero que sim!

O Benchmarking de fato é uma pesquisa riquíssima que nos oferece uma visão ampla sobre o mercado em que nós estamos inseridos, e qual é o próprio desempenho da empresa na qual atuamos.

Esse tipo de pesquisa nos faz "sair da caixa" e pensar de forma criativa, diferente e inovadora, e o melhor de tudo é que temos dados reais para tomarmos como base, então as teorias e os insights se tornam muito mais assertivos. Sabemos realmente onde estamos e o patamar que podemos alcançar.

Existe um curso prático aqui na plataforma sobre Benchmarking que se chama "UX Research: construindo o Benchmarking estratégico ", com a incrível instrutora Tuanny Dias. Lá existem exemplos ricos e discussões construtivas sobre como esse método de pesquisa pode ser muito bem aproveitado, além de ter projetos práticos que te ajudam a criar pensamento crítico. Super recomendo caso queira conhecer mais sobre esse tema =)

É isso Roberto! Até mais!!

Obrigado pela indicação Gabriela :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software