1
resposta

Diferença entre Async/Wait e .then() ?

"Com o async/wait é possível escrever código que funciona de forma assíncrona, porém é lido e estruturado de forma síncrona." O que isso significa da prática? Lido e estruturado de forma síncrona ?

"Métodos não são logicamente equivalentes: enquanto async/await faz o processamento de forma sequencial, Promises com .then() são processadas em paralelo, o que faz com que este método seja mais rápido. "

Se o processamento, leitura e estruturação do async/wait é de forma síncrona/sequencial ? Qual a vantagem ?

1 resposta

Oi, Isabela! Tudo bem?

A diferença entre o async/await e o .then() está na forma como lidamos com código assíncrono. Com o async/await podemos escrever código assíncrono de forma síncrona, o que significa que ele será executado em sequência, em ordem, sem pular etapas. Já com o .then(), as Promises são processadas em paralelo, ou seja, podem ser executadas ao mesmo tempo.

A vantagem do async/await é que ele torna o código mais legível e fácil de entender, pois permite que escrevamos código assíncrono de forma sequencial, como se fosse síncrono. Isso facilita a leitura e a estruturação do código, tornando-o mais claro e menos propenso a erros.

Por outro lado, o .then() pode ser mais rápido em alguns casos, pois permite que as Promises sejam processadas em paralelo, aproveitando melhor os recursos do sistema. No entanto, é importante lembrar que nem sempre a velocidade é o único fator a ser considerado. A legibilidade e a manutenibilidade do código também são muito importantes.

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software