Olá bom dia, eu gostaria de saber qual a diferença entre as tags div e nav, até onde eu entendi nav separa links de navegação e o div separa blocos dentro do site. Mas onde entra a tag section?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá bom dia, eu gostaria de saber qual a diferença entre as tags div e nav, até onde eu entendi nav separa links de navegação e o div separa blocos dentro do site. Mas onde entra a tag section?
Olá, Gilberto.
A tag <div>, <span>, <b> e <i> não tem valor semântico.
Nas versões anteriores do HTML 5, nós não tínhamos as tags de estrutura como:
Pense que você está desenvolvendo um e-commerce de roupas, a representação de uma e-commerce no mundo real são as lojas.
Quando vamos tomar a decisão de entrar em uma loja damos uma olhada na faxada, é bem comum encontrarmos a marcar acompanhada do logo. Em nosso e-commerce não é diferente, a nossa faxada é a tag
<header>. Nos primeiros passos dentro da loja nós nos deparamos com duas seções, cada uma com 10 itens, essa seções são: Mais Vendidos e Novidades. Voltando para nosso e-commerce, nós também vamos precisar separar os 20 itens e coloca-los cada item na suas respectivas seções, para separa-los vamos utilizar a tag <section>. Entrando um pouco mais dentro da loja temos outras seções sendo indicadas por placas com setas, as placas são: Moda Masculina, Moda Feminina e Moda Infantil. Para representar cada placa, vamos colocar o conteúdo de cada uma delas dentro de uma tag <a> e a lista dessas tags vão estar dentro da tag <nav>, que é a representação de navegação dentro do nosso e-commerce.
Resumo:
<header> - que é a representação do cabeçalho do site;
<section> - representação de seções dentro do site;
<nav> - guarda a navegação do site é bem comum estar dentro da tag <header>, mas isso não é uma regra;
<a> - representação de links e âncoras.
Se ficar qualquer dúvida é só falar :-)
agora ficou mais claro muito obrigado :)
Que bom Gilberto.
Tendo qualquer dúvida só posta aqui no forum que a gente tenta te ajudar.