1
resposta

Diferença do Zen Voting e Dot Voting

Olá, me cahmo Wermyson. Estou fazendo o curso de UX Strategy e me deparei novamente com a metodologia do Zen Voting, porém agora estou fazendo anotações e buscando materias de apoio, so que nesse caso eu não consegui encontrar nada sobre o Zen Voting em sites externos, apenas no próprio fórum da Alura. Gostaria de saber se ele é uma metodologia adaptada ou se seria o mesmo principio do Dot Voting, que segue o mesmo conceito.

1 resposta

Olá, Wermyson! Tudo bem?

O Zen Voting e o Dot Voting são duas metodologias diferentes, apesar de terem conceitos semelhantes. Ambas são utilizadas para votação e priorização de ideias em um grupo.

O Dot Voting é uma técnica que consiste em dar pontos (geralmente adesivos coloridos) para as ideias que mais chamam a atenção dos participantes. Cada pessoa pode distribuir seus pontos entre as ideias que mais gostou. As ideias com mais pontos são as mais votadas e, portanto, priorizadas.

Já o Zen Voting é uma técnica que busca trazer mais equilíbrio e harmonia na votação. Nessa metodologia, cada pessoa recebe um número limitado de votos e deve distribuí-los entre as ideias que mais gostou. No entanto, ela também pode retirar votos de ideias que não considera tão relevantes. O objetivo é que as ideias mais votadas sejam as que têm mais consenso entre o grupo, e não necessariamente as que receberam mais votos.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Bons estudos!

Nico

Obs: Abaixo tem a resposta do instrutor Andre referente ao Zen Voting diante de uma outra duvida: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-o-que-e-zen-voting-103451

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software