Boa noite! Tudo bem?
Pessoal, eu vi que a criação do projeto foi realizada utilizando o ASP.NET Core Vazio, mas eu vi que também temos projeto do tipo ASP.NET Core WEB API. Quais as diferenças entre eles? Eu poderia ter inicializado com o WEB API?
Boa noite! Tudo bem?
Pessoal, eu vi que a criação do projeto foi realizada utilizando o ASP.NET Core Vazio, mas eu vi que também temos projeto do tipo ASP.NET Core WEB API. Quais as diferenças entre eles? Eu poderia ter inicializado com o WEB API?
Olá estudante.
Tudo bem?
Entendo sua dúvida sobre as diferenças entre o projeto ASP.NET Core Vazio e o ASP.NET Core Web API. Vamos lá!
O ASP.NET Core Vazio é um template que cria um projeto com o mínimo de arquivos e configurações possíveis. Ele é ideal para quem deseja construir uma aplicação do zero, adicionando apenas os componentes e bibliotecas necessários conforme a necessidade. Isso dá ao desenvolvedor um controle maior sobre a estrutura e os recursos do projeto.
Por outro lado, o ASP.NET Core Web API é um template específico para a criação de APIs Web RESTful. Ele já vem configurado com tudo o que é necessário para começar a desenvolver uma API, incluindo suporte para controladores ASP.NET Core ou APIs mínimas, e opcionalmente, suporte para OpenAPI e autenticação. Este template é mais adequado para projetos onde o principal objetivo é a criação de serviços back-end que serão consumidos por aplicativos front-end ou outros serviços.
No contexto do seu projeto ScreenSound, onde o objetivo é centralizar informações de músicas e artistas para serem consumidas por outras aplicações, iniciar com o template ASP.NET Core Web API poderia ser mais vantajoso. Isso porque ele já oferece uma base estrutural pronta para API, o que facilita e acelera o desenvolvimento de endpoints e a configuração de rotas.
No entanto, iniciar com o ASP.NET Core Vazio também é uma opção viável, especialmente se você deseja ter um controle mais fino sobre as bibliotecas e configurações adicionadas ao projeto. Isso pode ser útil em cenários onde você precisa de uma configuração muito específica que não vem por padrão nos templates mais especializados.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.