Bom dia! Estou com uma dúvida: eu não entendi muito bem a diferença entre o modo access e o modo trunk quando criamos as VLANs. Trunk seria para acessar mais de uma máquina é isso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Estou com uma dúvida: eu não entendi muito bem a diferença entre o modo access e o modo trunk quando criamos as VLANs. Trunk seria para acessar mais de uma máquina é isso?
Olá Carlos!
O modo access é para a porta passar apenas uma VLAN. Por padrão é a VLAN 1, mas também pode ser alterado. O modo trunk permite a passagem de dados de várias VLANs na mesma porta.
Na aula, o pessoal do financeiro está em uma VLAN diferente do pessoal de vendas. Usando o modo trunk permite que o switch passe dados das duas VLANs. Assim, tanto o pessoal de vendas, quanto do financeiro consegue ter acesso à rede.
Espero ter ajudado!
Desculpe pela demora. Eu percebi que, quando colocamos uma porta em modo trunk, as interfaces desejadas não ficam alocadas nas VLANs quando damos o comando "show vlan brief". Elas aparecem como se estivessem como default. Isso é normal?