Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença de indicadores e departamentos Curso B.I.

Boa tarde. Tudo bem? Confesso que fiquei um pouco perdido com relação à informação de que, cada departamento, no caso vendas, finaceiro e contabilidade, tem sua ótica diferenciada com relação a indicadores, no exemplo o faturamento, pois o vendedor, deu um valor (7 milhões e alguma coisa), o financeiro um pouco menos, e o contábil um pouco menos ainda... Minha dúvida é: como assim uma ótica diferente se estamos falando de números e até onde eu sei a matemática é exata. Desde já agradeço muitíssimo a atenção e qualidade de vocês. Forte abraço.

2 respostas
solução!

Boa tarde Cristiano,

Isso já uma questão mais relacionada a administração. Indico estudar o demonstrativo de resultado de exercício, mas segue o princípio geral:

  • As vendas levam em consideração apenas o faturamento bruto das vendas;
  • O financeiro desconta os custos da operação (Fixos, variáveis);
  • A contabilidade aplica mais alguns descontos, como pagamentos de taxas administrativas, juros e dividendos.

Por causa destas questões há a diferença de valores fornecidos por cada setor.

Sim, Raphael, eu pensei nisso, porém achei meio óbvio para que fosse assim uma coisa de causar surpresa ao "jovem presidente da empresa". E ainda tem outro detalhe: eu sei que o setor de vendas considera o faturamento bruto e que o financeiro leva em conta os gastos, porém é falado na aula que o financeiro disse que leva em conta o dinheiro que entrou na cota da empresa. Mas acho que entendi. Valeu pelo retorno.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software