1
resposta

Diferença de cenário e jornada

Não ficou muito claro pra mim qual a diferença de cenário e jornada?

1 resposta

Olá Geane, tudo bem? Espero que sim!

Apesar de ambas as ferramentas serem muito semelhantes, elas possuem propósitos diferentes:

  • O Cenário é a ferramenta própria para descrever as dores e necessidades que a pessoa usuária viveria e que a faria procurar o produto que está sendo desenvolvido. Então analisamos o contexto em que a pessoa está incluída, a dificuldade que ela passa, como encontra o produto e como ele solucionou o problema que essa pessoa estava passando.
  • A Jornada do Usuário é a ferramenta utilizada para avaliar a fundo cada um dos passos da pessoa usuária para completar alguma ação com um produto. Essa avaliação inclui a etapa pela qual a pessoa usuária está passando, os sentimentos que ela tem nesse tal momento, pontos de contato, pontos de melhoria e oportunidades de inovação.

Enquanto o Cenário avalia os problemas e dores que a pessoa passa e como ela encontra o produto, a Jornada faz uma avaliação profunda sobre todos os aspectos que cada etapa da experiência envolve.

É isso! Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software